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Especial. O que mudou no ranking das operadoras

Quem acompanha a seção do ranking das operadoras disponível no site Call center.inf.br pode verificar as constantes alterações ocorridas no mercado. Uma radiografia setorial, realizada no final do ano de 99 e divulgada na revista Tema, apresentava o seguinte quadro: a Atento Brasil, empresa do grupo Telefônica, já se colocava em primeiro lugar com 7 mil posições de atendimento; em seguida vinha a QuatroA com 3 mil posições; a ACS Call Center, terceira colocada, mantinha 1100 PAs.

O cenário hoje está bem diferente, menos para a Atento que incorporou a QuatroA e se mantém na liderança com 12 mil PAs. A entrada das prestadoras de serviços ligadas a empresas de telecomunicações alterou o mercado. É o caso da Contax, empresa do grupo Telemar, que entrou no mercado e ocupa o segundo lugar com 4700 PAs. A ACS Call Center se mantém terceira colocada com 1870 PAs.

A quarta colocação, antes ocupada pela EDS com 820 PAs, está com CSU Telesystem, que conta com 1650 postos. O quinto lugar era da Trilha Sistema de Comunicação, com 580 PAs, empresa que também foi incorporada pela Atento, no final de 99. A posição é ocupada agora pela Softway, 1500 PAs. Empresas como a TeleCentral Teletrim, Telefutura e TMKT aparecem com pouca diferença em número de PAs, ficando com 1200, 1035 e 1000 PAs, respectivamente.

Estas alterações ocorridas no ranking refletem a evolução do setor, que segundo avaliação da Associação Brasileira de Telemarketing (ABT) movimenta algo em torno de R$ 40 bilhões do PIB. São mais de 110 empresas que prestam esses serviços e mais de 38 mil posições de atendimento.

Recentemente publicado pelo site, as dez maiores empresas do ranking detêm mais de 50% do faturamento do setor. A Atento fatura perto de R$ 500 milhões, a Contax tem planos para faturar este ano R$ 200 milhões.

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