O crescimento acelerado dos serviços mobile têm impulsionado, entre outros fatores, o desenvolvimento de aplicações como um novo canal de relacionamento entre empresas e clientes. “Como as aplicações mobile estão crescendo hoje, é muito importante que as empresas que querem sair na frente, entreguem algum tipo de ferramenta ou meio para que o cliente se comunique também através do mobile”, aponta Marcelo Bianchini, diretor de negócios da e-Deploy, empresas de soluções personalizadas para smartphones. “Todo mundo está com o celular todo o tempo”, argumenta.
Além de ser uma tendência, o uso de sistemas mobile também tem custo reduzido, como informa Bianchini. “Essa é uma substituição, dentro do próprio telefone, de um meio mais caro por um meio mais barato de comunicação”, ressalta. Nesse sentido, o mercado tem recebido bem ferramentas tecnológicas que aprimoram o relacionamento com o cliente. “Isso é visto no grande crescimento de download de aplicações”, destaca.
Apesar da alta em adesão de novas ferramentas para atendimento, o meio tradicional deve funcionar em paralelo, na previsão do diretor. “Tem espaço para todo mundo. Tem muita gente que está aderindo a outros meios, como mobile. Ou mesmo o que a internet fez, quando todo mundo achou que o atendimento por telefone iria acabar. Boa parte da população ainda prefere o contato mais humano, de conversar com alguém que esteja entendendo o que ela está dizendo. Não existe uma ameaça ao SAC”, analisa.
E quais são os ganhos para o consumidor? “Agilidade”, responde o executivo. “Hoje não há praticamente nenhuma restrição em levar o conteúdo da web para o celular. Tudo que se faz em um computador convencional, é possível fazer no celular, num smartphone principalmente. É possível levar o mesmo atendimento que se tem na web para o celular e levar ainda mais agilidade e uma imagem de alta tecnologia para o cliente final”, finaliza.