Gestão do conhecimento

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Desde o ano início deste ano, funcionários do Grupo Atento de diversos países contam com uma nova ferramenta de inteligência em suas rotinas de trabalho. O Atentopedia – Portal do Conhecimento da Atento é uma enciclopédia on-line, desenvolvida e implementada pela Atento Brasil em 2006. A ferramenta ganhou tamanha importância na rotina dos colaboradores de diversas áreas, que a companhia decidiu implementá-la em todo o grupo.

 

“A Atentopedia é extremamente importante para a Atento Brasil. Por isso, estamos muito satisfeitos e orgulhosos em compartilhar esta prática que já tem apresentado resultado por aqui com os demais países que, com certeza, ganharão um forte aliado para a tomada de decisões estratégicas”, afirma Daniela Piccinato, superintendente de gestão do conhecimento, área responsável pela iniciativa.

Desenvolvida para atender as necessidades das áreas de negócios, operacionais e de apoio, a Atentopedia está disponível na intranet da empresa, mas pode ser acessada também pela Internet. Ela disponibiliza bibliotecas de Melhores Práticas, Cases Internos e do Mercado, Projetos, Portfólio de Produtos e Temas Gerais. No portal, há ainda uma área para fóruns e discussões, acessível aos profissionais de todo o país, para troca de informações, além de um glossário feito em wiki, ou seja, com a contribuição dos funcionários.


O portal já registrou uma média de cinco mil visitas por mês, dedes o lançamento. Em 2009, entretanto, ela passou por reformulação de layout e  inclusão de novos conteúdos e comunidades sobre temas específicos, o que fez com que a procura pela ferramenta crescesse em 60%, passando para oito mil acessos por mês. Também houve aumento no número de documentos postados – passando de 114 em 2006 para 380 em 2010 – e nas comunidades criadas, que hoje totalizam 42, sendo que eram cinco em 2006.


Segundo Daniela, no Brasil já há cases de sucesso na implementação de práticas da Atentopedia. “Temos registrado ganhos de qualidade, de eficiência e de motivação dos funcionários em áreas que implantaram as práticas publicadas na Atentopedia. O compartilhamento de experiências tem sido muito produtivo e a adesão à ferramenta cresce a cada dia”, completa Daniela.