Grupo Atento tem novo presidente

0
3

O executivo Pedro Villar sucede Alberto Horcajo que em dezembro de 2003 assumiu a diretoria geral de recursos do Grupo Telefônica de España, acionista majoritário da Atento com 91,5% das ações – os outros 8,65% pertencem ao BBVA. Desde então, Horcajo vinha acumulando as novas funções com a presidência do Grupo Atento. Villar, que desde janeiro de 2002 respondia pela gerencia geral da Atento Chile, está assumindo a presidência executiva do Grupo Atento, que opera em doze países (Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala,Marrocos, México, Peru, Porto Rico e Venezuela).

Pedro Villar começou sua trajetória profissional no Grupo Telefônica em 1998, quando ocupou cargos de direção na Telefônica CTC Chile. Um ano depois, foi convidado a implantar a Atento Colômbia. Ele assumiu a gerência geral da Atento Chile, em janeiro de 2002, de onde saiu agora para presidir o Grupo. De acordo com o organograma da organização, Villar reportar-se diretamente ao diretor de recursos do Grupo Telefônica.

O Grupo Atento faturou 496 milhões de euros, em 2003, e encerrou o ano com 25,7 mil posições de atendimento o que o coloca como a maior empresa de contact center na América Latina e 8ª maior do mundo, em faturamento, segundo pesquisa do Data Monitor. De acordo com o mesmo levantamento, o Grupo Atento é a segunda maior empresa do mundo em número de funcionários – com 55 mil empregados.

No Brasil, o grupo faturou R$ 638 milhões no ano passado. A Atento Brasil encerra o primeiro semestre de 2004 com um quadro de 31 mil funcionários, 13 mil posições de atendimento e carteira de 111 clientes. Entre os planos do novo presidente do Grupo Atento está uma visita ao Brasil ainda em 2004.