HDI revela mercado de help desk

0
1


A HDI acaba de divulgar alguns dados da pesquisa “Help Desk Best Practices”. Entre os resultados da pesquisa destaque-se o número de empresas que fornecem suporte 7×24, são 37% das consultadas. A pesquisa também revelou que 49% das empresas pesquisadas no Brasil, possuem apenas um centro de suporte. Nos Estados Unidos, esta porcentagem é de 52%, enquanto 17% possuem mais de cinco centros de suporte. Coincidentemente o mesmo percentual se aplica para empresas brasileiras que gerenciam mais de cinco centros de suporte.

Outro númerto interessante é sobre o ITIL. Certamente, melhorar a qualidade dos serviços por meio do ITIL tem sido a preocupação de muitas empresas atualmente. A pesquisa concluiu que o ITIL já faz parte do dia a dia em alguns processos como Gerenciamento de Incidentes, adotado em 42% das empresas, Gerenciamento de Problemas, adotado em 41% e Gerenciamento de Mudanças, em prática em 30% delas. A preferência pela adoção destes processos também é percebida na pesquisa conduzida pelo HDI nos Estados Unidos. Das 790 empresas entrevistadas, os processos de Gerenciamento de Incidentes, Problemas e Mudanças já são adotados em 25%, 21% e 20% das empresas, respectivamente.

Em termos de certificação ITIL, enquanto no Brasil os planos para esta metodologia estão em 41% das empresas pesquisadas, nos Estados Unidos, os planos de certificação estão na pauta de 32%, contra 27% em 2004.

O “Help Desk Best Practices” teve como objetivo retratar com profundidade o ambiente de help desk, colhendo informações sobre as ferramentas, métricas e processos utilizados neste ambiente. A pesquisa colheu importantes feedbacks de empresas representantes dos setores de Manufatura (15%), Telecomunicações (14%), Provedores de Serviço (13%), Educação (10%), Hardware e Software (10%), Saúde (8%), Finanças (6%), Governo (4%), dentre outros mercados. A pesquisa completa pode ser adquirida pelo valor de R$ 250,00 no site www.hdibrasil.com.br/compra.asp, ou pelo envio de e-mail para [email protected].

E o HDI Brasil já anunciou o lançamento da 2ª. Pesquisa “Help Desk Best Practices Brasil”. A pesquisa, que será conduzida durante os meses de março a junho de 2006, está disponível para preenchimento no site da empresa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTecnologia agiliza atendimento
Próximo artigoSeliG lança portal WAP 2.0