In Corp lança solução para telefonia IP

0
3

A In Corp Networking, distribuidora especializado em soluções avançadas de rede, já está comercializando no Brasil o VIP-260, da Planet Technology. O equipamento conecta-se ao dispositivo de acesso IP (switch, roteador, ou modem DSL) e tem duas portas RJ-11, a interface para aparelhos telefônicos convencionais. São suportadas duas chamadas simultâneas, via Internet ou rede IP privada, que ocupam 16 Kbps por canal. “A principal demanda (para o VIP-260) é a interconexão com filiais ou a comunicação com parceiros, como ocorre entre nós e nossas revendas”, explica Cássio Cachoeira, diretor da In Corp.

O VIP-260 é um dos primeiros produtos do mercado baseado no protocolo SIP (session initiation protocol), um padrão que facilita a implementação massiva de Telefonia sobre IP. “O SIP promete ter impacto na maneira como nos comunicaremos em tempo-real:com celulares ou telefones comuns, via mensagens instantâneas, ou utilizando qualquer dispositivo baseado em IP. O SIP é um protocolo que pode ser composto e gerenciado em qualquer dessas sessões, independente do tipo de serviço utilizado – telefonia, mensagens instantâneas, jogos, ou até em vídeo ao vivo”, resume Edison Faria, gerente de marketing da In Corp.

“Os novos projetos devem usar soluções baseadas em SIP, que proporcionam menores custos e mais simplicidade de implementação e gerenciamento”, avalia Cachoeira. A InCorp já oferece mais quatro modelos de dispositivos SIP, para instalações de diversos portes. Ele explica que o SIP foi padronizado pelo IETF (Internet Engineering Task Force) e resolve limitações que as empresas encontram quando partem para VoIP. “O potencial do SIP extrapola a sua simplicidade e flexibilidade. Na prática, um dos problemas sentidos nos projetos corporativos está exatamente na dificuldade de fazer com que equipamentos de marcas diferentes conversem entre si. Mas, com os principais fornecedores e provedores trabalhando sobre um padrão comum, os usuários ganham em disponibilidade, liberdade de escolha e melhores preços”, acrescenta Faria. “A tendência é que as empresas partam para o SIP, pois o protocolo é aberto e permite a criação de novas aplicações corporativas”, conclui.

Para facilitar a manutenção em unidades distribuídas, o VIP-260 conta com um agente de gerenciamento, embutido no firmware, em Flash. Com isso, o administrador pode monitorar e fazer ajustes remotamente, via web.