Inttegra lança sistema para o mercado de Service Assurance

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A Inttegra, empresa de soluções de gerenciamento para operadoras e provedores de serviços em telecomunicações, lança um sistema completo de supervisão e controle de redes convergentes dentro do novo conceito de “Service Assurance” (ou garantia total de serviços). A nova solução é parte integrante da plataforma Network Cockpit, da Inttegra, que viabiliza o controle de processos envolvendo toda a cadeia de valor das operadoras. Seu público alvo são as operadoras que conciliam o mundo novo com o mundo velho, gerenciando o mundo real e, principalmente, aquelas que atuam com redes heterogêneas de cobre, fibra, wirelless etc., seja em seus próprios backbones ou na interconexão com outras operadoras.


De acordo com Tales Navarro, presidente da Inttegra, o novo módulo Service Assurance é um importante pré-requisito para empresas de telecomunicações interessadas em diversificar seus negócios, através da venda de produtos tarifados por SLA (Contratos por Nível de Serviço), uma tendência que vem se disseminando desde a desregulamentação do setor. “Se antes as operadoras vendiam exclusivamente serviços de voz e dados a custos fixados por tempo ou tipo de conexão, hoje o mercado já exige contratos muito mais flexíveis e com critérios de qualidade altamente complexos”, afirma o executivo.


Através da solução Service Assurance, a operadora pode, por exemplo, especificar no contrato o nível de disponibilidade da rede, garantindo o tempo mínimo de restabelecimento de operações, em caso de qualquer tipo de falha. Em seu console de operações, a solução dispõe de recursos para gerência de falhas, gerência de desempenho e controle de inventário. Com a integração desses três itens, os administradores da rede (ou do negócio) podem acompanhar de forma on-line os níveis de QoS (qualidade de serviços) oferecidos ao cliente, a cada instante da operação e ajustar este desempenho segundo os critérios do contrato.


Um conjunto de ferramentas, como alarmes de falha, notificações de desempenho e agendamento de serviços de suporte ou manutenção garantem à operadora um nível de funcionamento uniforme e 100% planejado. “O objetivo final é a entrega de qualidade garantida e associada a padrões previamente definidos, o que assegura à operadora um importante diferencial de mercado, principalmente na venda de serviços de missão crítica”, comenta o presidente da Inttegra.


Além deste diferencial frente aos assinantes, o sistema de Service Assurance amplia também o controle de inventário das operadoras, ajudando a reduzir custos de manutenção destes ativos e facilitando ajustes “a quente”, isto é; sem interrupção de serviços. Entre os destaques da solução está um exclusivo recurso de “inventário preditivo”, que é uma ferramenta capaz de prever futuras necessidades da rede, de modo a otimizar a eficiência de upgrades e realocação de recursos. Na análise de Tales Navarro, o mercado de soluções de Service Assurance irá movimentar algo em torno dos US$ 40 milhões no mercado brasileiro até o final de 2004.