Itaú lança serviço para deficientes auditivos

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Comprometido com a responsabilidade sócio-ambiental e pautado pelo respeito ao ser humano e à diversidade, o Banco Itaú acaba de disponibilizar nas Centrais de Atendimento Telefônico o serviço de atendimento a deficientes auditivos. “O objetivo dessa iniciativa é valorizar as pessoas, permitindo aos portadores de deficiência auditiva melhor acesso aos canais de atendimento do banco”, afirma Ricardo do Nascimento, superintendente Técnico de Processos e Tecnologia de Atendimento do Banco Itaú.

A central está disponibilizada nos números 4004-1999, para pessoas que residem em capitais e regiões metropolitanas, e 0800-721-1999 para as demais localidades do País. Por meio desse serviço, os portadores de deficiência auditiva terão acesso a uma URE (Unidade de Resposta Escrita), e por meio dela poderão obter informações sobre conta corrente/poupança, investimentos, além de outros produtos e serviços do Itaú.

Para isso, as Centrais de Atendimento estão equipadas com postos de atendimento adaptados para esse público. A comunicação pode ser realizada pelo cliente por meio de um telefone particular ou público, que possua tecnologia para deficientes auditivos, sendo que o atendimento é sempre efetuado por um operador devidamente capacitado. A interação é realizada por meio de mensagens que são enviadas e recebidas em forma de texto, de modo bem semelhante ao que ocorre em uma sala de bate-papo na Internet. O banco espera atender por meio desse canal todos os clientes que hoje têm dificuldade no acesso aos serviços bancários.

De acordo com um estudo da Febraban sobre acessibilidade dos deficientes aos bancos, do total do público surdo consumidor, 78,1% se relacionam com os bancos e uma parcela notável de consumidores, 21,9%, ainda precisam do auxílio de outras pessoas.