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Itaú ousa em direção ao cliente


A segunda fase da campanha de comemoração dos 60 anos do Banco Itaú assume o tom ousado com o qual, aliás, a instituição planeja marcar seus próximos 60 anos. O slogan é simplesmente “o Itaú quer ouvir você”. O tom da campanha, como reconhece Antonio Matias, vice-presidente, é ousado por se transformar em um instrumento para motivar o cliente – são mais de 14 milhões – a utilizar os mais diferentes canais – telefone, web e atendimento pessoal nas agências – para dar sua opinião sobre os serviços prestados. Ele mesmo define a campanha como um ato de coragem da instituição até por “estarmos cutucando a onça com vara curta”, brinca. Mas reforça que uma empresa prestadora de serviço “vive de confiança” e comemora o fato de o Itaú não aparecer no último ranking do Procon. “É o tipo do ranking em que ninguém quer figurar.”

Para sustentar a receptividade, Matias reconhece que, entre os canais de relacionamento com clientes (callcenter e web), a empresa promoveu uma revisão total dos processos e ampliações. Hoje, são mais de 3 mil pontos de atendimento, o Itaú Bankfone (telefone) e o Fale Conosco (Internet). Questionado sobre a demanda que pode surgir, ele reforçou a ousadia e foi taxativo: “Temos recursos para investir e atender a demanda a ser gerada”. O executivo reconhece porém que, com o estímulo, deve registrar aumento da demanda nos centros de atendimento, e que a natural acomodação deverá ser em um nível superior ao observado atualmente, embora prefira não quantificar. Ele porém reforça que o grande objetivo é estimular o contato pessoal (o desejo dos próprios clientes), canalizando-os às agências, o que os levou a treinar os funcionários de frente (são mais de 9.000) e back office.

O desafio maior – Matias justifica que a maioria das resoluções é feita na hora – será responder as reclamações mais delicadas em prazo máximo de 5 dias, como destaca uma das peças publicitárias. O que não for resolvido dentro deste prazo passa a contar, desde junho, com o reforço da ouvidoria, considerada a próxima e última instância de recorrência dos clientes, coordenada por Francisco Calazans Araújo Jr. Em seu primeiro mês de operação, a área teve apenas 19 casos, comemora Matias.

“Queremos fazer de tudo para o cliente não precisar re- correr a órgãos externos”, pondera. Depois de pilotos realizados em Curitiba e Belo Horizonte, a campanha dos 60 anos focada no cliente entrou no ar no começo de agosto, com a maior verba da história da instituição, embora Matias não revele o valor. Ela está apoiada em todos os canais de comunicação do Itaú com os clientes – agências, web e mala direta – e em peças publicitárias de TV, rádio, jornal, revista, web, mídia exterior, mala direta e merchandising, chegando às telas dos caixas eletrônicos. Ela está apoiada em dois filmes. Um, intitulado “Parabéns”, mostra o Itaú vitorioso em seus 60 anos que quer continuar a crescer ouvindo cada vez mais seus clientes. O outro, intitulado “Ouvir Você”, vai destacar os objetivos da campanha e os diversos canais de atendimento disponíveis hoje no banco: os mais de 3 mil pontos de atendimento, o Itaú Bankfone (telefone) e o Fale Conosco (Internet).

História –
A confiança da instituição em apostar na campanha está baseada na percepção dos contatos e pesquisas analisados. O relacionamento com clientes ganhou um comitê, com reuniões quinzenais, presidido pelo próprio Roberto Setúbal e composto por diretores comerciais, de atendimento, produto, operacionais e ouvidoria. “Para construirmos um banco cada vez melhor nos próximos 60 anos, queremos continuar interagindo com os clientes, ouvindo suas dúvidas, sugestões ou reclamações”, pondera Matias.

Na década de 70, o Itaú ganha a logomarca quadrada em preto com seu nome em branco. Neste período, o foco das campanhas, que envolviam relacionamento e produtos, era na solução de problemas, com forte apelo à integração com a comunidade. O slogan era “Pode entrar que a casa é sua.” A década de 80 é marcada pela revolução tecnológica, embora com o discurso emblemático de que a tecnologia não substitui o relacionamento. As campanhas procuravam valorizar o cheque estrela e os canais eletrônicos, assumindo as assinaturas de Banco Eletrônico e O Itaú está onde você precisa. A década seguinte, foi marcada pela era digital, com novas soluções e serviços. Entram em cena o mundo da Internet, o fortalecimento do relacionamento cliente/banco, compartilhamento de valores e ênfase no respeito ao cliente.

O tom das campanhas do início desta década passa por personalização e relacionamento, até 2003. Matias destaca a sustentação do apelo da “era digital” e a necessidade de atender os clientes na exigência da personalização, mesclando apelos como “tecnologia avançada a serviço do ser humano” com o “feito para você”.
“Estamos investindo para atender a demanda que percebemos de que o cliente exige um atendimento cada vez mais personalizado”, justifica. A estratégia foi fazer com que o cliente “se aproprie da marca, a qualquer hora em qualquer lugar”. O slogan, neste caso, teve o objetivo de atender públicos segmentados como “Eletrônicos”, “Sonhadores”, “Tecnológicos” e “Supersticiosos”, por exemplo. Outra novidade foi utilizar os próprios funcionários nos comerciais para promover proximidade com o cliente.

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Itaú ousa em direção ao cliente


Na campanha que coloca no ar a partir de amanhã, como parte da estratégia de comemoração dos 60 anos, o Banco Itaú ousa ao criar como slogan “Ouvir Você”. A campanha, que teve pilotos em Curitiba e Belo Horizonte, para avaliar seu conteúdo, receptividade e permitir dimensionar a recepção dos clientes, através dos mais variados canais, que incluem o callcenter e webcallcenter, foi anunciada hoje pelo vice-presidente Antonio Matias. Ele reforçou que a infra-estrutura está preparada para suportar a divulgação em TVs, rádios, jornais, revistas, sites, mídia exterior, mala direta, merchandising e nas telas dos caixas eletrônicos o Itaú.

Questionado sobre o redimensionamento do atendimento via telefone e web, Matias retrucou que a instituição colocara os recursos à disposição para atender a demanda e, parte da avaliação, levou a rever processos. Mas o grande objetivo é levar o cliente às agências, apostando no atendimento pessoal. As reclamações, como estará exposto na campanha, deverão ser respondidas em até 5 dias úteis.

Dois filmes na TV serão destaques da campanha. Um filme, intitulado “Parabéns”, mostra o Itaú vitorioso em seus 60 anos que quer continuar a crescer ouvindo cada vez mais seus clientes. O outro, intitulado “Ouvir Você”, vai destacar os objetivos da campanha e os diversos canais de atendimento disponíveis hoje no banco: os mais de 3 mil pontos de atendimento, o Itaú Bankfone (telefone) e o Fale Conosco (Internet).

A campanha vai lembrar que o Itaú chegou aos seus 60 anos ouvindo os clientes e quer construir os próximos 60 anos cada vez mais em parceria com eles. “Para construirmos um banco cada vez melhor nos próximos 60 anos, queremos continuar interagindo com os clientes, ouvindo suas dúvidas, sugestões ou reclamações. Eles têm a agência como principal canal de atendimento, mas sempre podem contar com o serviço de apoio ao cliente pelo telefone, no Itaú Bankfone, ou pela Internet, através do Fale Conosco, www.itau.com.br“, afirma Matias.

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