Liderança fora do quadrado

0
1



Com o objetivo de ajudar líderes a enxergarem “fora do quadrado” alinhando a organização informal a um contexto realista, o livro Liderança fora do quadrado, lançado pela Campus-Elsevier no Brasil, descreve como esta pode ser mobilizada e integrada aos elementos formais da empresa, conduzindo a um novo rumo, a fim de obter resultados reais e surpreendentes.


Por meio de casos, Jon Katzenbach e Zia Khan, com anos de experiência no setor, oferecem conselhos estratégicos e táticos para transformar qualquer empresa, esteja ela passando por mudanças radicais no ambiente competitivo, ou pelas inevitáveis dores do crescimento – de empresa iniciante para uma empresa de atuação global. Os autores apresentam uma análise inovadora do moderno ambiente de trabalho e dos caminhos que líderes e gerentes devem trilhar para alcançar o sucesso. Juntos, eles revelam a interação entre duas diferentes facções que moldam o real funcionamento de uma corporação: a “organização formal” da empresa, mais definida e visível, com sua estrutura gerencial, métricas de desempenho e estrutura formais, e a “organização informal”, sua cultura, redes sociais e comunidades que surgem naturalmente e que, de modo igualmente vital, ainda que diferente, podem acelerar ou obstruir o sucesso.


“Nossa meta com este livro é ajudar os líderes, especialmente aqueles que já são eficazes em liderar dentro das linhas, a dar um passo para trás, olhar o todo e ver onde e como podem liderar fora do quadrado com mais eficácia e, consequentemente, ter mais impacto. Para tal, não é preciso ter talentos místicos ou tornar-se perito em redes sociais. Basta apenas ter uma mente aberta, disposição para adotar alguns novos comportamentos conforme necessário, um foco na execução, um desejo forte de obter resultados reais e duradouros e a capacidade de ver o vasto potencial de desempenho que repousa fora das linhas”, explicam os autores.


Apresentando convincentes estudos de diversas organizações (empresas privadas, governos, meio acadêmico e organizações sem fins lucrativos), os Katzenbach e Khan exploram como as empresas bem-sucedidas equilibram os elementos formais e informais para obter resultados impressionantes. A obra adota uma abordagem atemporal e oferece ferramentas capazes de mudar paradigmas, mostrando quando é possível obter os melhores resultados por meio dos elementos informais que atuam fora do alcance do radar e quando é, de fato, melhor usar os processos formais.  Mais importante: ilustra como utilizar os dois aspectos para obter o melhor de cada mundo. A obra traz diretrizes de autoavaliação para os líderes de nível sênior, gerentes da linha de frente e colaboradores individuais que precisam obter melhores desempenhos.



Ficha Técnica
Título: Liderança fora do quadrado
Autores: Jon Katzenbach e Zia Khan
Editora: Campus-Elsevier
Páginas: 240
Preço: R$ 65,00