Mamães, super poderosas!

Sentimentais, delicadas e atenciosas, mas também guerreiras, batalhadoras e fortes. Cada vez mais as mães vêm assumindo novos papéis na estrutura da sociedade. Foi-se o tempo que elas não trabalhavam ou que seu salário só servia para complementar a renda. Hoje, muitas delas são o sustento da família, não podendo se dar ao luxo de ter filhos e ficar em casa, o que só aumenta seus desafios. Afinal, não é fácil conciliar vida profissional e pessoal, exercer suas funções na empresa e ainda cuidar dos filhos em casa. Embora seja mãe de primeira viagem, Ivanilde França Costa, agente de negócios da Oi – BT Callcenter, já sabe do desafio que é cuidar do filho e trabalhar. Por isso mesmo, ela escolheu atuar como operadora. No seu terceiro mês de gravidez , ela explica que a jornada diária de seis horas permite conciliar o seu tempo entre trabalho, estudo e vida pessoal. “Ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo para mim é algo muito bom, pois ambos são essenciais em minha vida.”
Na visão da coordenadora de talentos humanos da Algar Tech, Ana Flávia de Sousa, essa possibilidade de administrarem a vida pessoal e profissional em razão da carga horária menor acaba por trazer uma maior satisfação pessoal, além de contribuir com a qualidade de vida. “A carga horária reduzida e a possibilidade de concluir o trabalho na empresa são benefícios desse setor que acabam atraindo essas mulheres que são mães”, explica. Tanto que esses foram alguns dos motivos que levou Mary Martins Lima, negociadora da Ação Contact Center e mãe de um adolescente de 16 anos, optar pelo setor. “Eu precisava de um serviço que me desse essa flexibilidade do horário. Precisava trabalhar, mas não queria abrir mão de ser mãe.” Para Mary, é importante ir atrás do lado profissional, mas não se pode esquecer que o maior valor é aquele que está dentro de casa, os filhos. “Trabalhar sim, ganhar dinheiro sim, mas sem perder a relação com os filhos”, afirma.
Esse também é o caso de Cristiane Maria do Nascimento, operadora no contact center de Campinas da Algar Tech. Mãe solteira de quatro filhos, ela revela que o horário bem flexível possibilita levar os filhos ao médico, ir à reuniões escolares e tomar café e almoçar todos juntos. “Esse trabalho me permite ainda ser participativa com as crianças, como educar, fazer lição com eles, acompanhar em atividades simples, como uma apresentação escolar e outras atividades educativas, como esportes e lazer”, acrescenta. “Ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo é uma tarefa bem árdua, mas como mulher, somos mil e uma utilidades. Me sinto uma super mulher.” Atendente de contact center há um ano e quatro meses e mãe de um filho de seis meses, Tayzza Mayara Cavalcante de Lima reforça isso, ao afirmar que a questão da carga horária facilita muito, pois consegue ficar a maior parte do dia com o filho, dando toda atenção necessária. “O salário também é gratificante, ainda mais quando se trabalha em um setor comissionado, em que sua renda mensal pode aumentar de acordo com seu desempenho.”
GANHO PARA TODOS
Mas, se por um lado ganham com as vantagens que o setor traz para elas, por outro as empresas também têm muito a ganhar com esse público. Por suas características, as mães conseguem trazer para a operação muito de si e de suas necessidades, fazendo com que se tornem uma boa opção de contratação. “É extremamente interessante ter mães no quadro de funcionários, por tudo que elas podem oferecer. E não é pouca coisa”, destaca a diretora de operações da Ação Contact Center, Jussara Borges, que está na empresa há 18 anos e é mãe de um menino de quatro anos. Ela destaca o fato das mães conseguirem transferir um pouco do trato que possuem com os filhos para o contato com os clientes. “O nosso negócio trata basicamente de relacionamento. Quando falamos de mulheres que são mães, sabemos que elas desenvolvem algumas características que a própria maternidade lhes conferem e que é justamente um trato mais aprimorado e uma maturidade para conduzir os relacionamentos.” Além disso, Jussara cita ainda que, com os exemplos que possui hoje de mães que trabalham na operação da empresa, elas são pessoas extremamente dedicadas, aguerridas e comprometidas, “até porque muitas são o arrimo da família”.
E para você, qual a principal vantagem do setor de contact center para a mulheres que são mães? Dê a sua opinião na enquete do portal Callcenter.inf.br.

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