Medidata implementa solução de Telefonia IP

0
2

A Medidata, integradora de sistemas que vem atuando no mercado de informática há mais de 27 anos, em parceria com a Cisco Systems, está implementando uma solução completa de dados e voz sobre IP (Internet Protocol) para a rede da nova sede administrativa do Sesc e do Senac Nacionais, que está sendo construído na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O projeto integrará os 16 prédios da nova sede e foi dimensionado de forma a atender a demanda de tráfego de voz e dados pelos próximos cinco anos.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado, onde concorremos com fabricantes de destaque no mercado e, juntamente com a Cisco Systems, a Medidata foi reconhecida pela qualidade, inovação, comprometimento e alta capacitação de nossos profissionais”, avalia Jaques Scvirer, presidente da Medidata.
No Edital lançado pelo Sesc e Senac, em novembro de 2003, foi especificado que o cabeamento estruturado da rede da nova sede deveria ser Categoria 6 (com suporte para tráfego Gigabit). Os equipamentos foram especificados de forma a atender os volumes de dados e as necessidades da rede IP, além de contemplar a utilização de telefonia sobre IP, segurança da informação, pontos de acesso Wireless e o gerenciamento da rede. Apesar de estarem fisicamente no mesmo Datacenter, as estruturas lógicas de rede para atender o Sesc e o Senac são distintas.
“A Medidata, parceira Gold da Cisco, respondeu ao edital, atendendo plenamente todos os requisitos e o contrato com o Sesc e Senac foi assinado em dezembro, com duração de 12 meses. A Medidata está implementando a solução integrada da rede IP de voz e dados, numa infra-estrutura única de cabeamento, o que possibilita uma redução de custos de gerenciamento de rede. A implementação de recursos de Qualidade de Serviços (QoS) e Segurança otimizam e garantem o desempenho da rede de voz e dados”, diz Paulo Araújo, gerente de pré-vendas da Medidata.
Inicialmente, serão instalados 700 telefones IP em todo o Complexo Administrativo, com as facilidades de correio de voz, conferência, DAC (Distribuidor Automático de Chamadas), DDR (Discagem Direta a Ramal), sistema de tarifação e a configuração de 2.500 pontos de rede. “Esta é a primeira e a maior implementação de telefonia sobre tráfego IP, com solução fim-a-fim da Cisco no Brasil”, ressalta Carlos Pereira, engenheiro de Sistemas da Cisco.
O Sesc e Senac adquiriram 70 switches, modelo Cisco Catalyst 3550 com 24 portas Fast Ethernet 10/100, com inline power (a porta do switch fornece energia pelo cabo de rede, eliminando a necessidade de fontes para os telefones IP) e 2 switches de core (backbone), modelo Cisco Catalyst 6509. Para gerenciamento de todo o ambiente de rede, foi fornecida a plataforma de software Ciscoworks, para os ambientes de dados, telefonia e wireless, além de software para tarifação das chamadas telefônicas. A Medidata disponibilizará o treinamento, suporte e garantia desses produtos.
Uma das vantagens da rede IP de voz e dados de modo integrado é a facilidade de administração, permitindo maior flexibilidade e disponibilidade de serviços como acesso remoto à Intranet corporativa, integração com a Extranet e mobilidade dos usuários, além de reduzir os custos de telefonia.

A Medidata é uma integradora de sistemas e de redes de comunicações de dados que vem atuando no mercado de informática há mais de 27 anos. Fundada ainda no período da reserva, a empresa vem se atualizando, tornando-se cada vez mais competitiva no setor.
Hoje, comercializa produtos e serviços fornecidos por empresas líderes em diversos segmentos do mercado de informática e de comunicações, desenvolve projetos de infra-estrutura de redes LAN/WAN, soluções de segurança, infra-estrutura de redes ópticas inteligentes, além de soluções e projetos em ambiente operacional UNIX, Consolidação de Servidores, Consolidação de Storage, Backup Corporativo, Gerenciamento de Redes, Gerenciamento de Níveis de Serviços, desenvolvimento de soluções de e-business, projetos que implementem tecnologia Wireless, Voz sobre IP e IP Telephony.