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Melhores práticas em saúde da voz

Fonoaudióloga, especialista na área de saúde da voz, e fundadora da Univoz, Ana Elisa Moreira-Ferreira é autora de um dos capítulos do livro “Voice Training Programs for Professional Speakers: Global Outcomes”, organizado pela acadêmica e doutora Aliaa Khidr. Lançada nos Estados Unidos, a publicação tem como objetivo discutir as melhores práticas e programas implantados em empresas para prevenir problemas de voz e aprimorar a comunicação de professores, repórteres, operadores de telesserviço e outros. Para falar sobre o assunto, Ana Elisa compartilha com os leitores mais de 25 anos de experiência na área.
No total, a obra apresenta oito capítulos escritos por diversos autores e especialistas. Ana Elisa assina o texto “Vocal Health and Communication Training of Telemarketers in Brazil”, que fala sobre a experiência da executiva na gestão dos programas de saúde vocal e comunicação em centrais de relacionamento com cliente, com foco no desenvolvimento e aprimoramento da performance dos operadores de telesserviço, assim como a saúde vocal e a qualidade de vida desses profissionais. Além da própria experiência, a fonoaudióloga comenta ações e resultados do trabalho da Univoz, empresa especializada em desenvolver competência comunicativa.
“Os operadores de telesserviço têm duas vezes mais risco de desenvolver problemas de voz do que outras pessoas. Após um ano de trabalho, eles apresentam duas vezes mais problemas de voz do que quando começaram. Isso indica que esses profissionais, por terem demanda de uso vocal bem específica, correm risco de desenvolver uma disfonia (ou alteração na voz), o que pode causar incômodos, prejuízo social e durante o trabalho”, explica a especialista.
No capítulo escrito para o livro, a diretora da Univoz mostra dados de pesquisas internacionais e nacionais e aponta como é possível prevenir problemas na voz por meio de programas de treinamento. “É preciso conscientizar o profissional e as empresas do setor. Muitas vezes, os programas de saúde vocal são vistos como custo, mas se trata de investimento, uma vez que o programa permanente dá assistência para os operadores e evitam problemas de saúde futuros que podem resultar em faltas e afastamentos do trabalho, além de impactar na produtividade e qualidade de cada ligação, ou seja, nos resultados da empresa”, argumenta. 
LANÇAMENTO
O livro foi lançado durante a 46º edição do congresso The Voice Foundation Annual Symposium: Care of the Professional Voice, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Além de ter sido convidada para participar da obra, Ana Elisa participou do evento como palestrante. Na ocasião, ela falou sobre os desafios e resultados dos trabalhos na área da saúde vocal.

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