O mercado de call center tem conquistado cada vez mais força em São Paulo. Dessa forma, no estado paulista, o segmento define, para 2009, crescimento de 6% sobre o faturamento de R$ 4 bilhões obtido no ano passado, de acordo com o Sintelmark – Sindicato das Empresas Paulistas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos. Atualmente, o mercado paulista conta com 300 mil funcionários e 130 mil PAs (posições de atendimento).
Para Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark, as companhias de diversos nichos começaram a notar, nos últimos anos, a importância de se relacionar com os clientes de maneira ágil e eficiente. Dessa forma, o call center se consolida como um canal de contato importante para reter, fidelizar e conquistar consumidores. “O Brasil é o primeiro do mundo em operações internas de call center. Esta posição é resultado da valorização que o brasileiro dá ao bom atendimento e à praticidade na hora de contatar a empresa desejada”, argumenta Stan.
Em relação ao futuro do call center, o executivo reforça a necessidade de um plano setorial diferenciado com o apoio governamental, por exemplo, na formação dos operadores. “Um dos aspectos a serem observados é o investimento no aprendizado da língua inglesa para que o Brasil possa competir no mercado externo liderado hoje pela Índia”, conclui.