Migração inevitável

Com os clientes tendo cada vez mais opções de canais para compra, a empresa que decidir ir contra a tendência deve perder espaço. Na avaliação do especialista Walter Coelho, consultor e sócio da Contato Efetivo, esse processo de migração para a venda multicanal é inevitável, sendo mais contundente ao afirmar que ou a empresa investe ou irá perder mercado e fechar as portas.
Para ele, as já estão caminhando para isso. “Muitas já perceberam que este é inevitável, só não sabem como agir ainda. Tenho encontrado em vários de meus clientes a constatação de que precisam fazer algo a respeito, mas ou não sabem como ou têm receio de assumir também seus próprios erros. A exposição é muito grande e em nível global, portanto acham que ainda não estão prontos”, conta Coelho, acrescentando que, por outro lado, algumas já estão se utilizando dos muitos canais e se dando bem. “Nestes casos a exposição têm sido positiva.”
Sobre essas últimas, o especialista comenta que assumiram o desafio de “dar a cara para bater”. Isso porque, segundo ele, são empresas jovens ou que possuem jovens como líderes e já entendem que a transparência na relação empresa/cliente é um ponto positivo e não têm medo de aprender com os erros. “Também não têm medo de pedir desculpas e consertar os problemas que ocorrem por falhas neste relacionamento”, completa.
Por isso, ele crê que devemos ver muito crescimento e desenvolvimento nessa área de vendas. “Estamos em franca expansão. Nos meus projetos já incluo esta proposta como complemento na estratégia de venda. O mercado já está ciente da importância das vendas multicanal. Agora precisa arregaçar as mangas”, pontua. O principal desafio está no planejamento, segundo Coelho, reforçando que estamos na fase de tentativa e erro. “Não há receita nem invenções mirabolantes. É testar e estar disposto rever a estratégia diariamente”, finaliza.

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