Motivação, a chave do sucesso



Autor: Erik Penna


Ditados populares carregam mais sabedoria do que aparentam. Muitos são chaves para o sucesso profissional e social e, na maioria das vezes, nem nos damos conta disso. Um bom exemplo é o ditado que aconselha transformar um limão em limonada. É de extrema simplicidade, mas, se encarado como uma máxima, é capaz de mudar a realidade de muita gente. Para a maioria das pessoas, é difícil compreender como, no dia-a-dia, é possível transformar uma dificuldade em superação e ganho pessoais. E isso também se aplica ao universo corporativo.


A maioria dos profissionais alcança melhores resultados quando são desafiados e colocados à prova. Cabe a um bom líder reconhecer esses profissionais, que apelidei de “apaixonados por recordes”, e criar fatos novos, situações que os obriguem a sair da rotina e dar um algo a mais de si mesmos. Como são pessoas que desejam fazer coisas que a maioria não faz, profissionais com essas características encaram cada desafio como uma grande oportunidade e acabam por contagiar e entusiasmar todos ao seu redor, elevando constantemente suas expectativas e seu desempenho.


O que ajuda muito um profissional obstinado a se manter na rota do sucesso é ter metas e fazer planejamento para alcançá-las. Esse binômio é essencial para jamais se perder o foco e manter a motivação em alta. Uma pessoa determinada, capaz de pensar positivamente e manter o bom humor, principalmente nas adversidades, faz a diferença em qualquer ambiente. As corporações têm buscado colaboradores que, além de possuir competências intrínsecas para exercer determinada função, tenham também esse perfil.


Outro fator para o sucesso é a capacitação profissional. Ela proporciona argumentos variados e um repertório de técnicas eficientes para vencer objeções que clientes internos e externos da sua empresa podem oferecer.


Prefira cursos e treinamentos que utilizam, enquanto recursos didáticos, exemplos práticos e interativos, gerando assim fácil assimilação e aplicabilidade imediata dos ensinamentos. O treinamento realça o conhecimento. Ninguém ama aquilo que não conhece. Por outro lado, tudo pode ser tirado de nós, menos o conhecimento.


E não se preocupe se parece que aquilo que almeja ainda está distante. Disciplina e boas doses de persistência invariavelmente levam à realização. Já disse Henry Ford: “Se você acredita que pode, você tem razão. Se você acredita que não pode, também tem razão”. Portanto, chegar ao lugar almejado é só uma questão de tempo, trabalho e persistência.


Erik Penna é consultor, palestrante, autor do livro ‘A Divertida Arte de Vender’ e auto-colaborador dos livros ‘Gigantes das Vendas’ e ‘Gigantes da Motivação’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima