Mouse vertical facilita o trabalho de portadores de LER

0
9


O primeiro lançamento da Tablett em 2003 é o Mouse Vertical da Evoluent. Com formato ergonômico, o periférico foi especialmente desenvolvido para quem é portador de LER (Lesão por Esforço Repetitivo), já que seu formato auxilia no relaxamento dos tendões das mãos. A posição para segurá-lo é semelhante ao de se cumprimentar alguém e elimina a torção do braço requerida para movimentar o cursor, facilitando o clique repetitivo para acionar alguma função da área de trabalho do computador.


Evoluent Vertical Mouse é um mouse com formato anatômico que se adapta à uma mão destra. O aparelho também funciona como se fosse um joystick usado em jogos eletrônicos. A vantagem é evitar que o usuário sofra lesões musculares devido à repetição dos movimentos. Mas a novidade não está somente na posição de uso, o produto possui um apoio para a mão e uma esfera na parte superior para que a barra de rolagem na tela do computador possa ser deslocada apenas com o movimento do dedo polegar.


O novo equipamento dispõe de cinco botões mais largos que facilitam o toque, podendo ser programados para executar variedades de funções e criar tarefas comuns com um único clique. A tecnologia de sensor ótico dispensa a esfera comum existente na maioria dos mouses, aumentando assim sua precisão e confiabilidade. O pacote também inclui um adaptador USB para PS/2.


Jack Lo, o inventor, conta que procurou um ortopedista para confirmar a teoria de que ao utilizar um mouse tradicional, os músculos extensores sofrem uma torção contrária à posição natural da mão. Após sentir no próprio braço direito a dor provocada pelas repetidas manobras com o mouse tradicional observou que as crianças utilizam o joystick de seus videogames por longos períodos sem que sofram dores nos pulsos ou nos braços. Para Jack Lo a razão está na posição da mão ao realizar os movimentos. Com a invenção, já recebeu prêmio da PC Magazine e elogios de jornalistas americanos do Wall Street Journal e Business Week.


Mário Okuno, diretor comercial da Tablett, destaca a importância da comercialização de periféricos que auxiliam àqueles que sofrem lesões por esforço repetitivo, o que vem se tornando cada vez mais freqüente. Segundo o executivo, com a amplitude de negócios do comércio focado nesse tipo de acessórios para computadores a distribuidora espera ampliar em 200% as vendas dos periféricos de interface para computadores.