A MTM Tecnologia, empresa de desenvolvimento e licenciamento de soluções para tecnologias móveis, lança ferramenta de crowdsourcing, que funciona como um canal de relacionamento entre empresas e clientes. A solução permite o registro e acompanhamento de ocorrências, além do envio e recebimento de mensagens. “Desenvolvemos essa solução com o objetivo de tornar mais ágil e assertiva a relação entre prestadores de serviços e seus respectivos clientes. Trata-se de uma tecnologia que pode ser totalmente personalizada para implementação em companhias públicas e privadas de todos os portes e segmentos”, afirma Gustavo Perez, Diretor Executivo da MTM Tecnologia.
A ferramenta inclui formulários dinâmicos com suporte a cadastro de dados alfanuméricos, inclusão de fotos e localização geográfica permitindo que o cliente possa definir as informações que precisam ser preenchidas para cada tipo de chamado. Também possibilita o envio de alertas segmentados para os consumidores. As informações podem ser acessadas pelo cliente via sistema de chamados disponibilizado com a solução ou via API e importadas para outras ferramentas como BI e CRM. “Todo o ciclo de vida do sistema, que inclui a concepção, o design, a gestão, a manutenção, o suporte e a operação é de responsabilidade da MTM Tecnologia, ficando o cliente responsável pelo atendimento”, diz Perez.
A Sabesp é a primeira empresa a utilizar o serviço. Com ele, é possível reportar problemas como vazamentos de água ou esgoto, enviar coordenadas e fotos do local e acompanhar o histórico de chamadas. O app possui ainda serviço de notificação baseado em “push”, que permite o envio de mensagens como a confirmação do protocolo de atendimento. Com a ferramenta, a Sabesp espera obter benefícios como a redução nos custos, mais agilidade no registro de uma ocorrência e mais informações sobre o problema a ser resolvido já na abertura do chamado. Com poucos dias de uso, a solução já conta com mais de 1.000 consumidores registrados e pelo menos 100 ocorrências reportadas.