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Mudanças na cobrança da telefonia fixa


A partir de março, quem usa telefone fixo terá a conta cobrada por minutos, e não mais por pulsos, segundo a Agência Brasil. De acordo com o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Jaime Ziller, pela proposta da Anatel, as empresas serão obrigadas a fornecer aos usuários o perfil de assinante – que tipo de ligação fazem e o tempo de duração de cada uma. Ziller explicou que essa exigência é para que o consumidor saiba em qual plano de franquia da empresa ele melhor se encaixa.

O conselheiro disse ainda que as empresas também serão obrigadas a fornecer aos consumidores um plano básico e um plano alternativo. “Para quem faz chamadas de curta duração, de até três minutos, o melhor plano será o básico. Se o consumidor usa muito a Internet por meio discado, o melhor será o plano alternativo”, explica.

As empresas terão até julho para implementar a mudança. Segundo Jaime, as empresas estão fazendo uma lista de cidades onde vão começar a implementar o serviço. Ele também disse que as empresas podem optar por não oferecer o serviço de cobrança por minutos em cidades em que julguem não ter retorno financeiro com a mudança. “Às vezes, o telefone serve para pouca gente, então o retorno desse investimento é pequeno. Nesse caso, a empresa só poderá cobrar assinatura básica. Onde não houver cobrança por minuto, a empresa não pode cobrar”, disse.

A mudança da cobrança de pulsos para minutos, prevista no Decreto 4.733/03, deveria ter sido implementada no ano passado, mas foi adiada para março deste ano.

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