Multinacional francesa contrata brasileiros

0
5

Desde março, a Imerys do Brasil – empresa multinacional de mineração – faz da vídeo conferência a principal ferramenta para os processos de recrutamento de novos profissionais. “Antes a seleção dos executivos brasileiros era feita pela alta diretoria da matriz francesa através da áudio conferência”, explica Carla Félix, analista de Recursos Humanos da empresa. A vídeo conferência tem mudado conceitos em diversos setores da sociedade. Hoje em dia, através desse recurso, já é possível que executivos franceses recrutem profissionais brasileiros em tempo real sem precisar sair de seus país.

A mudança do meio de comunicação para a realização das entrevistas partiu do próprio escritório brasileiro, frente ao grau de relevância que a linguagem corporal e as expressões faciais possuem na avaliação dos profissionais que concorrem a uma vaga. Carla observa que recentemente foram realizadas cerca de 15 entrevistas por vídeo conferência com a contratação de três executivos: “O número de vezes e o tempo de duração de uma entrevista foram consideravelmente reduzidos, o que tem agilizado bastante todos os processos seletivos”.

Fica claro, dessa forma, que está havendo uma mudança de conceito no uso da vídeo conferência. O que antes era uma tecnologia de economia de custos (principalmente com viagens), torna-se agora uma ferramenta de produtividade, uma vez que acelera a tomada de decisões, otimiza tempo e melhora a eficiência das ações.

Recentemente, a IT Mídia realizou uma pesquisa com 130 corporações, para saber quantas delas utilizavam recursos de vídeo conferência. Cerca de 56% delas afirmaram ter incorporado esses recursos em seu dia-a-dia, enquanto reuniões com transmissão simultânea de imagem, voz e dados lideravam o ranking de aplicações dessa solução (86,05%), seguidas por e-learning (30,23%) e suporte (25,58%).

O que é vídeo conferência?

A vídeo conferência está rapidamente mudando a maneira com que as empresas fazem seus negócios. Ela facilita o contato pessoal em ambientes de reuniões que ultrapassam fronteiras, criando condições para comunicação eficiente e colaboração nas tomadas de decisão, tanto na empresa quanto entre diferentes organizações. Hoje, mais do que nunca, a vídeo conferência prova ser uma ferramenta de negócios extremamente poderosa, transformando o dia-a-dia das operações das empresas, melhorando a eficiência, maximizando recursos e aumentando a produtividade.