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Novo pólo de serviços

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Depois do êxodo de muitas empresas e indústrias, o Centro de São Paulo e o bairro da Barra Funda (zona oeste) voltam a ser pólo de serviços, em parte impulsionados pela instalação de grandes centrais de call center nessas regiões. “O Centro e a Barra Funda têm grandes áreas horizontais disponíveis com bons preços de locação, grandes atrativos para as empresas de teleatendimento. É mais um exemplo de que a tendência da cidade de São Paulo é se tornar um pólo de serviços, que substituirão as antigas indústrias”, avalia Ricardo Vasconcelos, arquiteto especializado em call center.
Com sede no Centro de São Paulo desde sua inauguração, em 1999, a TMS Call Center está baseada em quatro andares de um prédio na rua Líbero Badaró. Segundo Diogo Morales, sócio-diretor da empresa, vantagens como fácil acesso e ótima infra-estrutura de telecomunicações e informática foram aspectos cruciais para a decisão de se estabelecer no local. “Tínhamos certeza de que estávamos indo pelo caminho certo, mas, mesmo assim, muitos resistiam e não acreditavam que fôssemos ter sucesso”, conta o executivo, que hoje, além de não se arrepender da decisão, tornou-se um grande fã do Centro. Ainda para o primeiro semestre deste ano, a TMS Call Center, que hoje conta com mais de 2 mil funcionários, promete a inauguração de uma nova unidade, que deve ser instalada nesta região.
A Atento Brasil também está presente no Centro de São Paulo há sete anos, onde mantém três unidades de operações, na Praça da República e nas ruas Marquês de Itu e São Bento. Na Barra Funda, possui duas unidades. Essas regiões abrigam mais de 15 mil dos 40 mil empregados da Atento. As unidades operam 24 horas por dia e sete dias por semana no atendimento a clientes e empresas. Só no ano passado, foram contratadas 1,9 mil pessoas para as unidades localizadas no centro da capital paulista. “Além da boa infra-estrutura em telecomunicação, o Centro apresenta facilidade de acesso através de transporte público, metrô e ônibus. Para nosso grande número de funcionários é um item importantíssimo”, afirma David Cardoso, vice-presidente de TI e Infra-Estrutura da Atento Brasil.

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