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O ambiente precisa ser motivador

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Além de ser um dos maiores empregadores, o setor de call center também é a porta de entrada para o mercado de trabalho de muitos jovens. Se por um lado é positivo, pois, muitas vezes, esse profissional chega cheio de vontade, por outro, essa geração espera das empresas mais que um emprego, um propósito para seguir, deixando assim um grande desafio para as empresas que é saber como motivá-los. “Podemos dizer que um dos nossos maiores desafios seja motivar nossos times a realizarem seu melhor”, conta Joana Ribeiro, superintendente de marketing da Ação Contact Center.
A saída encontrada pela empresa mineira foi criar ações de experiência positiva com o trabalho. “Do ambiente ao relacionamento diário nos concentramos em gerar experiências positivas para nosso colaborador”, conta a executiva, acrescentando essa equação não se compõe apenas de campanhas e ações de endomarketing. Ela vê esses itens como importantes, mas que isolados não são sustentáveis e não geram vínculos entre a empresa e os colaboradores, funcionando mais como propulsores de clima. Dessa forma, a Ação busca criar ambientes participativos e acima de tudo promover uma identificação do negociador com a atividade. “As pessoas só se motivam por algo que faça sentido para elas. Dessa forma, entender a dinâmica do negócio e seu papel individual são de extrema importância para promover o envolvimento das pessoas nos desafios diários”, reforça.
Assim, a empresa vê a motivação como consequência, o resultado de um composto de ações que contemplam campanhas, políticas de RH, comunicação e gestão. Joana conta que, a Ação percebeu, por experiência própria, que o grande fator de motivação está relacionado à gestão. “Frequentemente vivenciamos situações em que toda a empresa foi envolvida em uma mesma campanha, porém algumas respondem melhor que outras. Dessa forma investimos em um composto de ações que combinadas promovem um ambiente motivador”, explica.
Tanto que, agora, cada campanha ou ação motivacional é pensada como uma experiência do colaborador com a marca. “Estamos sempre nos questionando “Como podemos gerar experiências positivas? Como podemos transmitir para nosso colaborador a importância dele para nós?” Assim foi no último dia 02 de julho, quando a Ação comemorou o Dia do Negociador com uma programação especial. O dia foi recheado de ações e surpresas para homenageá-los. A comemoração contou com decoração especial, um grande bolo com direito a velinhas e parabéns, kits de surpresinhas e picolé. “Mas o grande atrativo foi o registro para a lembrança da data. Foram instaladas cabines fotográficas onde os negociadores puderam fazer fotos divertidas com seus amigos e levar para casa uma versão impressa. Ver os sorrisos e a alegria das pessoas se divertindo é a nossa resposta que tudo deu certo”, relembra a superintendente.

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