O e-training indo além do e-learning

0
1



Autor: Ricardo Franco

 

O e-training é uma modalidade de treinamento que complementa o e-learning tradicional com algumas características importantes quando a não obrigatoriedade está presente e o incentivo se torna mais importante. A flexibilidade de acesso sob demanda é a mesma do e-learning, mas vai além das fronteiras de relacionamento direto, atingindo usuários internos, externos, potenciais parceiros e clientes.

 

Acima de tudo, o conteúdo e formato devem ser motivadores e apresentados por instrutores reais com identidade, cargo e função relacionados ao conteúdo do e-learning,  trazendo credibilidade para a mensagem e criando um canal exclusivo de interação entre treinando e instrutor.

 

A e-aprendizagem complementa a aprendizagem presencial sempre que há desafios geográficos de cobertura nacional, desafios de tempo para o treinamento (já que a execução pode ser feita sob demanda) ou necessidade de atualização frequente e simultânea de conteúdo.

 

A experiência mostra que há diversos usos da e-aprendizagem. Existe um uso mais corporativo “B2B” para capacitação (informação, marketing, vendas, logística etc) e comunicação (corporativa e institucional). Contudo, o uso que tem mais crescido é o uso corporativo “B2C”, mais direcionado à formação pessoal para informação e desenvolvimento de habilidades.

 

Novas modalidades de treinamento têm surgido e novas nomenclaturas estão sendo criadas como o “AdverTraining” (comunicação e treinamentos em forma de anúncios) e “EnterTraining” (treinamento em formato de entretenimento).

 

Muito se fala sobre o ROI da e-aprendizagem, que com certeza deve levar em conta uma ampla definição de benefícios e investimentos, mas certamente não será tão rico se não houver acompanhamento do aproveitamento com alguma certificação. O feedback interativo e individual também deve produzir informações que, se usadas adequadamente, tornam-se inteligência de mercado a respeito de usuários e ambientes de negócio.

 

Exemplos reais podem produzir ROI calculado de forma tradicional bastante positiva, porém os benefícios contínuos, intangíveis ou indiretos, talvez sejam ainda maiores.

 

Quanto vale…?

1. Estimular a interação e colaboração dos usuários da e-aprendizagem?

 

2. Ouvir diretamente as perguntas e feedback (positivo e negativo) dos usuários no momento do treinamento?

 

3. Ouvir os desafios de negócio em um canal direto e confidencial com a matriz ou fornecedor e poder tomar ações para cada região ou família de produtos?

 

4. Fidelizar o usuário: transformar o seu site de e-treinamento em um canal/portal de informação de acesso permanente dos usuários?

 

5. Ter acesso a milhares de vendedores em todo o Brasil que possuem a percepção do valor que a e-aprendizagem traz para a sua capacitação e resultado pessoal?

 

A e-aprendizagem…

 

1. Completa a aprendizagem presencial e o e-learning tradicional.

 

2. Gera valor e credibilidade.

 

3. Demanda acompanhamento e investimento.

 

4. Traz benefícios além do financeiro / imediato.

 

5. É um tipo de comunicação corporativa em constante evolução.

 

Ricardo Franco é diretor de relacionamento e TI da Take 5.