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O fim do ponto eletrônico?


Após ter sido adiada por diversas vezes, a Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego, que obriga o uso do Registro Eletrônico de Ponto e o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto, pode cair. Ela foi suspensa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, ao aprovar o Projeto de Decreto Legislativo do Senado (PDS) 593/10. Se entrasse em vigor, a portaria iria gerar um grande impacto no mercado de call center, que emprega um número elevado de colaboradores.
 
De autoria da senadora Níura Demarchi (PSDB-SC), o projeto segue agora para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Em nota aos associados, assinada por Jarbas Nogueira, presidente da ABT, a entidade reconhece “um certo caminho ainda a seguir no Congresso”, mas que destaca “a resistência das empresas das diversas categorias em adotar o REP tem sido um dos importantes fatores que inviabilizaram sua entrada em vigor até agora”.
 
O Sintelmark, Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, considera a regra inviável para o setor. A complexidade dessa obrigatoriedade levará as empresas a  investir um valor muito alto em um sistema. A questão não está somente relacionada ao custo, mas também diante do problema de logística que desencadeará nas empresas.
 
Em seu voto pelo fim da portaria, o relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE), argumenta que as exigências do Ministério do Trabalho vão gerar impactos negativos às empresas, aos trabalhadores e suas relações de modo geral. De acordo com o Monteiro, os gastos para adoção da nova regra são estimados em R$ 6 bilhões, despesa que considera imprópria.
 
Confira o que já foi publicado no portal sobre a portaria:
 
Portaria 1.510/09 foi suspensa pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado
 
Empresas que não se adaptarem estarão sujeitas a autuação e multa de até R$ 4 mil
 
Portaria 1.510/09 estabelece REP como meio de segurança
 
O Ministério do Trabalho e Emprego estabelece novos parâmetros para o registro eletrônico
 
Pesquisa mostra que 78% dos funcionários concordam com Registrador Eletrônico de Ponto
 
Sintelmark obtém liminar que tira obrigatoriedade do ponto eletrônico aos associados
 
Sintelmark entra com liminar para prorrogação da obrigatoriedade
 
Sintelmark pede revisão de medida que obriga ponto eletrônico em empresas de call center

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