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O perfil do teletrabalhador

Pesquisa inédita no país sobre teletrabalho no setor de contact, realizada pelo acadêmico Alvaro Mello, verifica que 83% dos teletrabalhadores já passaram por algum tipo de curso ou treinamento para exercerem essa função e que um dos principais motivos que levam as empresas a desenvolverem projetos neste sentido é a sustentabilidade gerada por essa atividade, com a redução de CO2 na atmosfera, por conta do menor deslocamento dos colaboradores. Além disso, outros quesitos figuram no estudo como retração do turnover e de custos com espaço físico e de transporte. 
O estudo analisou a viabilidade de projetos de trabalho à distância no setor de contact center e constatou que o teletrabalho, quando bem estruturado pela empresa, resulta em ganhos nos seguintes aspectos: qualidade de vida para o teletrabalhador; redução de custos com recursos prediais nas empresas; redução de custos com transporte; sustentabilidade – contribui para a redução do trânsito em grandes metrópoles, uma vez que o teletrabalhador não precisa se deslocar diariamente, permitindo a redução de CO2 na atmosfera; redução do turnover – já que possibilita a contratação de pessoas da terceira idade, donas de casa, entre outros profissionais que, mais satisfeitos, projetam o futuro na empresa; e preenchimento das vagas exigidas pela Lei de Cotas. 
Com o perfil destes profissionais que atuam à distância constatou-se que: a maioria é composta por mulheres (62,5%); 75% possui Ensino Médio Completo; o tempo médio de experiência no teletrabalho é de 2,31 anos; a  Idade Média é de 34 anos; 83% tem cursos ou treinamento para exercício da função. 
O estudo conclui que a tecnologia avançada do contact center, que permite a mensuração precisa da produtividade do colaborador e sua mobilidade total, proporciona um grande potencial de crescimento para este tipo de atuação dentro do setor nos próximos anos. “Em outros países o teletrabalho facilita o modelo de negócios das empresas. É o caso da Liveops, companhia com 20 mil empregados que prestam serviços de call center à distância e ganham por minuto. Com isso, é possível se contratar um único operador para realizar um trabalho pontuado e não uma equipe inteira”, completa Mello. 

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