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O que é preciso para ser líder?

Autor: Andreia Rego
Numa pesquisa realizada pela empresa paulista Serasa Experian, o número de empresas abertas no Brasil, ano passado, atingiu um percentual de aumento equivalente a 5,3%, aproximadamente 2 milhões de novas empresas integradas ao mercado, delas 75% de microempreendedores individuais. 
 
A liderança é fundamental para qualquer empreendimento. Assim como os colaboradores sustentam a produção de uma corporação, a liderança exerce o papel de gerir o trabalho e desenvolvê-lo da melhor forma possível, a fim de alavancar a produtividade da equipe, consequentemente gerando lucro e reforço do produto/serviço oferecido pela empresa. Com todas as responsabilidades e atribuições ligadas ao líder, o maior desafio torna-se desenvolver os integrantes de sua equipe na filosofia de “conhecimento para ação”, sendo um dos pilares do coaching.
De acordo com a psicanalista e coach de desenvolvimento humano, Andreia Rego, “os relacionamentos entre líderes e liderados também devem ser saudáveis para prover um estado psicológico e social positivo a todos, impulsionando novos comportamentos e abrindo portas para inovações”. Por essa questão, coordenar bem uma equipe e um ambiente é tão importante quanto ter habilidades técnicas, pois relações estruturantes refletem nas atividades do dia a dia.
A profissional afirma que o colaborador precisa de estímulos para produzir mais e melhor. “A pessoa, ciente de seu compromisso com a carreira, não está em busca apenas de emprego e bom salário, mas, inclusive, de reconhecimento. Uma vez que o funcionário perceba o cenário de seu desenvolvimento pessoal e profissional sendo validado, ele aumenta a eficiência da produção, alcançando melhores resultados individuais e para a empresa. Além disso, esferas da vida dele são impactadas afirmativamente, como saúde, familiar e relacionamentos”.
Outro ponto importante é que gestores capazes de se autodesenvolver e levar esse entendimento para seus colaboradores têm mais facilidade para trabalhar em grupo, criando sempre novas ideias a serem disponibilizadas ao consumidor pelo mercado empreendedor.
Andreia Rego é psicanalista e coach de desenvolvimento humano.

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