O que realmente motiva os colaboradores?

0
2
Espaço físico, equipe, lideranças e colegas e são itens pouco relevantes para a maioria das pessoas quando o assunto é motivação no trabalho. Em contrapartida, as experiências aprendidas, as atividades que se executa e as novas oportunidades são as razões que mantém a motivação dos trabalhadores em alta. Esses são alguns dados constatados pelo levantamento realizado pela LeadPix Survey com 4.270 internautas de todas as regiões do Brasil.
Cerca de 36% das pessoas que responderam ao questionário acreditam que as experiências aprendidas são o que há de mais valioso para mantê-las motivadas em determinado trabalho. As atividades que se executa e as novas oportunidades também são itens importantes para 33% e 26% dos pesquisados, respectivamente. A remuneração variável foi apontada por 16% dos participantes. Já espaço físico (2%) , lideranças (4%), colegas (8%) e equipe (8%) não chegam a ser fatores determinantes para motivação da maioria.
Em relação à idade, as experiências aprendidas constituem o elemento motivador para os jovens de até 29 anos de idade (45%), bem como para os indivíduos acima de 70 anos (45%). A equipe é fonte de motivação apenas para faixa etária até 29 anos (12%), chegando a 3% na faixa etária acima de 70 anos. As atividades executadas no trabalho representam fonte de motivação para estudantes de todos os níveis, aumentando de acordo com o nível de escolaridade. Para quem está cursando faculdade ou uma pós-graduação, as novas oportunidades são os principais elementos de motivação no trabalho (29% e 28%, respectivamente).
Diferença de motivação entre os sexos
Mais de um quinto dos homens se declara muito motivado, quantidade significativamente superior à das mulheres. Ter um propósito é o que mais motiva ambos os sexos (40% das declarações), e acreditar nos sonhos motiva mais as mulheres do que os homens: 31% contra 28%. Tanto para homens quanto para mulheres (32% e 35%, respectivamente), a motivação é algo que acontece naturalmente.  Na falta de inspiração, ambos os sexos recorrem a pessoas de confiança para conversar. Porém, os homens acreditam mais do que as mulheres que estar desmotivado é um momento passageiro e, por isso, não tomam qualquer atitude.
A pesquisa teve coordenação técnica de Cristina Panella e contou com a parceria do projeto WalkandTalk, que percorreu o mundo por dois anos buscando saber o que motiva as pessoas de diferentes culturas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA nova era da internet
Próximo artigoRede social para pequenas empresas