O tabu da alta rotatividade



O setor de contact center é um dos maiores empregadores de país. Hoje ele emprega mais de uma milhão de pessoas, segundo a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços. E esses números crescem cerca de 10% ao ano. Para 2012, estão previstas cerca de 100 mil novas vagas. Por não exigir experiência, o setor acaba por ser a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho, sem pretensão de fazer carreira. Com isso, o mercado sofre com a alta rotatividade. Resta às empresas desenvolverem ações para reter os talentos.

 

“Em call center há um estigma do profissional de operador de telemarketing, ficando o desafio e a criatividade para as empresas em desenvolver e tornar o plano de incentivo mais atrativo ao colaborador”, na opinião de Marisa Nunes, analistas de recrutamento da Voxline. Para Renata Santos Oliveira, coordenadora de recrutamento e seleção, o que deve ser considerado é o reconhecimento do profissional dentro da empresa e no mercado, “ou seja, torná-lo mais competitivo, gerando oportunidades, fortalecendo habilidades”.

 

Uma conquista gradativa do setor é o crescimento da remuneração. Há também os benefícios que são os maiores atrativos, como remuneração variável,  vale alimentação, assistência médica, seguro de vida e Universidade Coorporativa, com custo subsidiado pela empresa. Na opinião de  Guilherme Gazeti, diretor da Alert Brasil, estes são bons incentivos oferecidos pelas empresas interessadas em reter os talentos garimpados nas operações.

 

Do outro lado, Cida Garcia, diretora de talentos humanos da Algar Tecnologia, comenta que a postura e desempenho do colaborador, diante das funções e lideranças, são os principais aportes para se destacar. “É importante que o interessado, seja proativo, em todos os sentidos. Além, principalmente de desempenhar bem o papel, como operador, e isso significa não somente bater as metas propostas, mas, assumir desafios, atuar de modo inovador e diferenciado, se dispor a realizar atividades que vão além do básico”, indica.

 

O diretor de relacionamento com pessoas da Atento, Flávio Henrique Ribeiro, reforça que o profissional precisa estar atento às oportunidades oferecidas internamente e também na qualificação que o mercado proporciona para o seu contínuo desenvolvimento. “No caso da Atento, nós valorizamos as competências individuais e propiciamos um ambiente em que eles possam, caso tenham interesse, desenvolver ascender em sua carreira, estimulamos seu crescimento pessoal e profissional”, afirma.

 

Confira o que os diretores têm a dizer sobre as possibilidades de fazer carreira:

 


Diretora da Algar Tecnologia revela os caminhos para seguir carreira no setor

 


Desenvoltura, dinamismo e relacionamento interpessoal podem determinar carreira no setor

 


Empresas devem oferecer ferramentas e caminhos para os colaborados crescerem

 


Alert Brasil incentiva sucesso profissional com promoção de colaboradores

 


Atento busca oferecer condições para o crescimento profissional dos colaboradores

 

Veja também exemplos de profissionais que cresceram profissionalmente no setor:

 


De operadora a gerente, executiva conta a trajetória profissional na Algar Tecnologia

 


Clareza nos processos e feedback estimulam colaborador a permanecer na empresa

 


Jovens percebem no setor de contact center a grande oportunidade profissional

 


Vontade de crescer e aprender é importante para galgar novos patamares

 


Comprometimento com o crescimento da empresa facilita desenvolvimento de carreira

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