Objetivos bem alinhados

0
1
Apesar de não ser algo fácil, montar uma equipe de alta performance faz toda a diferença, tanto como ferramenta de retenção, como no próprio resultado da empresa. Isso porque uma característica vantajosa nessas equipes é a presença do empowerment, segundo Gislaine Arenhart, gerente de operações da ABS Brasil, onde os integrantes trazem sua inteligência para o trabalho e usam seu conhecimento, sua experiência e sua motivação para criar resultados saudáveis. “Juntamente com a confiança nasce a interdependência, onde cada pessoa, além de se interessar pelo seu resultado, passa a se preocupar com o resultado de todos, do qual o propósito final é único”, comenta. Ela ressalta que um grupo de pessoas só se transforma em equipe quando passa a prestar atenção a sua própria forma de operar, procurando resolver os problemas que afetam o seu funcionamento e trabalho da equipe.
O caminho para chegar a isso passa, principalmente, pela liderança, com os gestores focados na melhoria contínua da equipe estimulando, motivando e proporcionando um ambiente onde os operadores busquem o seu autodesenvolvimento, de acordo com Gislaine. “Além de selecionar as pessoas, também é necessário conhecê-las e reconhecê-las, reforçando os comportamentos certos que ela deve possuir para fazer parte deste time, deixando claro o quanto a empresa e seu gestor se importam com ele e com esse projeto no qual faz parte”, completa.
Tanto que a gerente da ABS Brasil coloca a grande sacada na formação da equipe o relacionamento e a cumplicidade, promovendo a sinergia e o alinhamento de objetivos para que se alcancem resultados diferentes dos que os demais. “Esse é o grande desafio. Conseguir transformar um grupo de trabalho em um time altamente sincronizado, levando em consideração o que cada membro pode contribuir do seu melhor para o todo”, esclarece a executiva, acrescentando que o time precisa ser motivado e incentivado a superar os desafios, compartilhar as metas e os resultados para que todos estejam engajados em contribuir cada vez mais dentro de suas possibilidades.