Hoje, o crescimento dos profissionais de contact center vai muito além da atividade de supervisão de outros colaboradores. As profissões em que os operadores têm grande possibilidade de evolução na carreira se encontram na área de Tecnologia da Informação, segundo análise de mercado feita pelo Sintelmark, Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos.
Entre os cargos de maior ascensão, além de monitoria, supervisão, coordenação e gerência, estão: técnico de telecomunicação, técnico em eletrônica, programador da linguagem Java, programador da linguagem DotNet, administrador de redes e assistente administrativo de departamentos, como recursos humanos e financeiro. Já os operadores de PA têm maior facilidade de migrar para a área de TI, pois possuem um contato diário com as tecnologias da operação. “Estes profissionais são treinados para aprender a lidar com sistemas fundamentais para a realização do seu trabalho. Portanto, as empresas buscam treiná-los para inseri-los nos departamentos tecnológicos, uma vez que eles possuem uma visão sobre os processos e as políticas de trabalho destas empresas”, afirma Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark.
O fundamental para o crescimento profissional no contact center é gostar de interagir com pessoas, perceber as necessidades dos clientes e entender a importância de sua função para a organização em que trabalha, na visão de Myrian Naime, que iniciou sua carreira em uma operação de atendimento ao consumidor e, hoje, atua como diretora de relacionamento do UOL. “Para progredir profissionalmente é essencial ter foco e visão de negócios, entender o tripé que move o setor: pessoas, processos e tecnologia”, destaca.
Como muitos operadores são estudantes de ensino superior, também há grandes chances de crescerem nas áreas de interesse. “Universitários de Administração, Contabilidade, Marketing, dentre outras profissões, que trabalham como operadores, podem migrar de departamento dentro da empresa de contact center, atuando em sua especialidade. As organizações tendem a promover internamente os funcionários, antes de anunciarem as vagas externamente, por entenderem que eles já demonstram confiança, comprometimento e competência nas funções que exercem”, avalia Braz.