O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Os cuidados no uso do fone de ouvido

Os fones de ouvido, ou headsets, são imprescindíveis em qualquer serviço de atendimento telefônico, por isso é necessário que as empresas invistam em aparelhos de boa qualidade técnica para que o som seja recebido e transmitido sem distorções e com boa isolação de ruídos.

Existem numerosas marcas e modelos, o mais recomendado para pessoas que utilizam o headset por longos períodos é o monoauricular, pois permite a ventilação e o descanso da orelha não utilizada. Existe o modelo com dois fones, em que um deles tem a função de receber a ligação e o outro serve para isolar o ruído externo. Apesar deste modelo permitir o descanso da orelha, não permite a ventilação; com o tempo pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam infecções.

O nível de ruído dentro da central não deve interferir no atendimento e não pode ser percebido pelo cliente. Sensibilizar todos os profissionais para utilizar baixa intensidade de voz com certeza ajudará a tornar o ambiente mais silencioso. Além disso, um fone de ouvido com volume adequado e sem distorções na recepção do som e um microfone sensível e unidirecional ajudam a diminuir o nível de ruído ambiental.

É imprescindível mudar o fone de lado a cada hora e meia. Se apenas um lado for estimulado, com o tempo a pessoa poderá desenvolver uma leve perda auditiva neste ouvido, que poderá prejudicar sua vida profissional no futuro. No início, as pessoas estranham, pois têm a sensação que ouvem com um ouvido melhor do que com o outro. Caso não tenham nenhuma alteração, isto não corresponde à verdade, pois ambas as orelhas ouvem igual. Com o hábito de alternar os fones a impressão desaparecerá.

Existem vários tipos de protetores auriculares, inclusive antialérgicos, mas é importante lembrar que o material tem prazo de validade e deve ser trocado regularmente. Alguns fabricantes preconizam a troca em 3 meses para os de espuma e 6 meses para os emborrachados ou de couro em condições de uso ideal. Caso o material tenha contato com umidade proveniente de cabelos molhados, suor intenso ou secreções, este tempo deve ser menor. No caso de infecção de ouvido, o protetor deve ser trocado para evitar reinfecção. O protetor emborrachado deve ser limpo apenas com pano umedecido, posto para secar e só depois utilizado.

O microfone é alvo constante de respingos de saliva. Por isso, é aconselhável usar lenço de papel para mantê-lo limpo e seco, bem como evitar comer algo quando estiver com o fone no ouvido, pois os resíduos podem parar dentro do microfone.

Nunca é demais lembrar que cada atendente deve ter seu próprio fone de ouvido. O uso é pessoal e intransferível. O ideal é que cada um tenha o seu e que o mantenha guardado em lugar seco e protegido de poeira e impurezas, quando não estiver em uso.

Luiza Carvalho [email protected] – Fonoaudióloga da Reisner Consultores Associados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima