Para atender aos revendedores que têm contrato fechado de compra com a empresa, a Panamco (Companhia Panamericana de Bebidas), mantém o serviço de televendas. O serviço compreende a área de televendas, que iniciou com 900 e hoje conta com cinco mil revendedores cadastrados. O atendimento era realizado por telefone sem nenhuma tecnologia, comenta o gerente de vendas Pedro Rocha. Agora nosso telemarketing está equipado com tecnologia Siemens.
Com 19 PAs, a empresa realiza telemarketing ativo, atendendo cerca de 70 ligações diárias. Cada operador tem sua carteira de cliente e os que fazem pedidos adicionais representam apenas 10% dos pedidos. A nossa meta é não permitir que este número cresça, analisa o gerente.
Segundo Rocha, este módulo de vendas permite reduzir custos e prestar serviços mais adequados, que incluem agilidade no call center e garantia de que os clientes realmente são atendidos. Os atendimentos são monitorados e, os problemas detectados são discutidos entre a equipe, explica.
O serviço televendas atende aos revendedores cadastrados nas regiões da grande São Paulo, Campinas e litoral paulista. O trabalho dos representantes para esses clientes é de distribuição de material de merchandising.
O faturamento da área é de R$ 6 milhões mensais. Em crescimento, a área obteve 16%, enquanto a empresa ficou com 14% em volume de vendas. Em receita, a área atingiu crescimento de 21% e a empresa 17%. Estes valores foram verificados de outubro a junho e comparados ao mesmo período do ano anterior.