Neste fim de ano, os consumidores devem gastar em um ritmo mais lento do que no ano passado, de acordo com a National Retail Federation, mas o enfraquecimento das vendas não será a única ameaça aos varejistas que esperam por bons resultados no quarto trimestre. Os dados do último levantamento do Índice Aspect de Experiência do Consumidor mostram que mais de um terço dos consumidores têm expectativas mais baixas com relação ao atendimento ao cliente na temporada de fim de ano. O estudo também revela que ao receberem um atendimento ruim, 52% dos consumidores optam pela mudança de marca.
A pesquisa da Aspect constatou que 70% dos consumidores contatam call centers pelo menos uma vez por mês. Mais de 50% sentiram-se frustrados no contato com atendentes durante a temporada de fim de ano. As razões que alimentam essa frustração? Os consumidores sentem que durante o atendimento os agentes são mal-humorados (18%) e os transferem para outros agentes muitas vezes (17%). A principal razão para os consumidores terem menores expectativas com relação ao atendimento no fim do ano é que boa parte (40%) acredita que é muito mais difícil contatar o atendimento ao cliente nesse período.