Prevenção para spam via telefone IP

0
15


A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia, cujo objetivo é evitar a proliferação dos spams de voz nas redes de telefonia, conhecidos como SPIT (Spam over IP Telephony). Denominada VoIP SEAL, esta tecnologia prevê a defesa contra a ameaça cada vez mais crescente de spam via telefone IP e deverá, no futuro, contribuir para a segurança das redes de telefonia de voz sobre IP. A tecnologia será exibida no estande da NEC durante o Congresso Mundial 3GSM 2007, a ser realizado em Barcelona, na Espanha, entre os dias 12 e 15 de fevereiro.

Nos últimos anos, a disseminação de modelos de telefone IP no mundo progrediu significativamente, em comparação com telefones fixos, surgindo como uma nova forma de comunicação apoiada em redes de nova geração (NGN). Embora os telefones IP proporcionem vantagens de custo, também constituem uma plataforma ideal para a geração de ligações de spam. O custo de gerar spams, distribuídos por meio da telefonia via Internet, é mil vezes mais barato do que sua transmissão por uma rede tradicional. Conseqüentemente, a infra-estrutura utilizada para a produção de spam enviado por e-mails (denominados “botnets”) pode ser facilmente modificada, para gerar também spams distribuídos por telefonemas.

Hoje, o número de e-mails de spam é maior que o número de e-mails normais, enviados por todos os usuários da Internet. Se os telefonemas indesejados de marketing e spam ficarem tão freqüentes como é o spam que chega por e-mail, teremos aparelhos de telefone VoIP tocando constantemente, o que pode impedir a disseminação da utilização.