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Promessa é dívida

Autor: Eliana Dutra

 

O dia ainda não tem mais de 24 horas e nem a semana dobrou de tempo. Contudo, muitos profissionais ainda insistem em prometer o que sabem que não vão entregar no prazo acordado. Para conhecer melhor o cliente, em nossos processos de coaching, usamos um questionário onde entre outras questões, perguntamos: você sempre entrega o que promete? E acreditem. A maioria (90%) afirma que não, que é impossível.

Isso porque na nossa cultura supõe-se que dizer ao chefe, por exemplo, que entrega um relatório na segunda, mas só o fizer na quarta, não haverá grandes problemas. Afinal, só se passaram dois diazinhos…Ledo engano! Tal comportamento é preocupante uma vez que impacta a credibilidade que deveria ser o bem mais precioso de um profissional.

Vivi uma experiência interessante num congresso no Canadá recentemente. O início das palestras estava marcado para às 8h da manhã, sabendo como eles são ciosos do horário cheguei 7h50 e para minha surpresa eles já tinham começado. No intervalo perguntei: qual o horário de início e os canadenses me explicaram que estava marcado para às 8h, mas que no Canadá eles começam sempre 15 minutos ANTES da hora marcada, só os irresponsáveis chegavam às 8h. Uau!

Outro caso foi quando eu estava realizando o processo de coaching de um CEO brasileiro e, numa reunião que fizemos a três: ele, o chefe dele americano e eu, ficou patente que as diferenças no forecast de vendas eram consideradas pelo chefe americano como “incompetência” do brasileiro. Foi difícil para ele entender que como no Brasil as pessoas não gostam de dizer “não”, então o forecast não poderia ter a precisão que tem nos EUA. Foi preciso ele vir ao Brasil passar pela experiência de um cliente prometer comprar o sistema dele e depois sumir, e não comprar, para ele entender.  Então, se você promete e não entrega e trabalha numa multinacional você pode estar sendo considerado incompetente, irresponsável ou, pior, mentiroso.

Mas, você pode usar um recurso simples para evitar esta má fama e passar a entregar tudo sempre no prazo prometido: Sub-prometa, ou seja, prometa menos do que você sabe que pode entregar. Por exemplo, se você acha que pode finalizar uma determinada tarefa em cinco dias, diga que a concluirá em sete. Se você acha que o resultado será 110K de lucro, prometa 98K. Afinal imprevistos acontecem, desde mudança de ministro até  demandas de última hora, ou problemas técnicos ou de saúde. Assim, se você apresentar antes do prazo chamará a atenção do líder, se apresentar mais resultado chamará atenção do acionista e será reconhecido pelo trabalho bem feito.

Tenha em mente que é muito melhor fazer um “desagrado” logo no começo, negociando, por exemplo, um prazo maior, para depois ganhar a confiança do outro entregando mais e mais cedo. Dessa forma, a sua credibilidade estará sempre em alta. Enfim, a promessa tem poder e só cabe a você tirar proveito disso.

 

Eliana Dutra é CEO da ProFitCoach, Master CoachCertified pela ICF e Membro do Grupo Nikaia.

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