Pronta para crescer



O ano mudou. Porém, o desafio de reduzir a perda de rentabilidade com o aumento dos custos fixos e o achatamento nos preços imposto pelos contratantes permanece, segundo Renato Bufalo, diretor geral da Vikstar. Nesse cenário, ele vê a captação e retenção dos operadores como principal saída para alcançar o equilíbrio. “Na capital paulista – onde estamos situados – isso tem sido cada vez mais escasso, já que a mão-de-obra em busca de salários mais atrativos migra de setor a cada ano”, explica.

 

Já trabalhando dentro dessa visão, a Vikstar espera dar um salto em 2013, mantendo a linha estratégica de crescimento. “Estamos apostando em crescimentos orgânicos, bem como a entrada de novos clientes, em especial do setor financeiro”, conta Bufalo, em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br. Para atender a demanda, a empresa irá inaugurar um site em maio, dando uma capacidade operacional de mais 1.200 posições. “Nossa expectativa para esse ano é mais que dobrar o faturamento alcançado de 2012, quando fechamos com faturamento estimado de R$ 73 milhões”, adianta o diretor-geral.

 

Callcenter.inf.br – Quais devem ser as tendências esse ano?

Bufalo: Acreditamos que deva haver mais oportunidades de expansão de negócios para as empresas de pequeno porte, bem como migração das empresas para regiões fora da capital paulista, incluindo presença em outros estados. Essa é uma tendência tanto em função da busca de melhores indicadores operacionais, quanto dos incentivos fiscais nesses locais. Outro ponto é a incorporação de recursos tecnológicos com objetivo de ganhar eficiência e aumentar a produtividade operacional.

Essas necessidades surgem como uma forma de atenuar o crescente aumento de custos, protegendo o equilíbrio financeiro dos players, dado que o setor é visto não somente como uma estratégia de especialização do serviço, mas também de redução de custos para as empresas contratantes. E essa redução de custos esperada, causa um achatamento nos preços, que pressionam o setor a se reinventar constantemente.

 

Qual deve ser o grande desafio das empresas?

O desafio para 2013, assim como foi em 2012, é reduzir o impacto e perda de rentabilidade com o aumento dos custos fixos e o achatamento nos preços imposto pelos contratantes. E o ponto crucial para alcançar esse equilíbrio está na captação e retenção de recursos, que na capital paulista – onde estamos situados – tem sido cada vez mais escassa, já que a mão-de-obra em busca de salários mais atrativos migra de setor a cada ano.

E a migração dos call centers para outras praças, incluindo outros estados, é atrativa sob o ponto de vista de incentivo fiscal, porém o desafio é justamente encontrar uma praça com população suficiente para suprir o giro natural e devidamente capacitada para trabalhar em nosso setor. Muitas cidades possuem mão-de-obra capacitada, porém também contam com a presença maciça de empresas de outros setores com melhor remuneração, dificultando o recrutamento para call center.

 

E os planos da Vikstar para 2013?

O ano passado foi onde ocorreram profundas mudanças na empresa. Essas ações permearão nossa atuação em 2013, pois foram a base para as metas de crescimento estabelecidas para este ano e para alcançarmos o “Plano 5 em 5”, que tem por objetivo figurar entre as cinco maiores e melhores empresas em cinco anos.

Nosso objetivo é não somente atuar de forma proativa para atingir aos resultados esperados, como ter nossa qualidade reconhecida, por meio da satisfação dos nossos clientes e conquista de algumas certificações que atestam a maturidade da empresa, como Probare e ISO 9001.

 

Qual a meta de crescimento?

Estamos apostando em crescimentos orgânicos – alguns até já vem acontecendo – bem como a entrada de novos clientes, em especial do setor financeiro. A Vikstar dará um salto em 2013, mantendo sua linha estratégica de crescimento e neste contexto, estamos trabalhando para a inauguração de um novo site em maio deste ano, o que nos dará uma capacidade operacional de mais 1.200 posições. Será um site com estrutura tecnológica de última geração, como já acontece no site atual. Nossa expectativa é mais que dobrar o faturamento alcançado de 2012, quando fechamos com faturamento estimado de R$ 73 milhões.

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