Reclame Aqui lança Atenda Brasil

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O Reclame Aqui lançou o Atenda Brasil, serviço que permite a qualquer pessoa gravar a conversa telefônica com o SAC e ter o arquivo de áudio gravado na Internet para ser consultado quando quiser ou até disponibilizá-lo para outros consumidores. O objetivo é oferecer uma ferramenta para que os consumidores tenham provas reais de seu atendimento, independente se a nova regulamentação, que entrou em vigor na última segunda-feira (01/12), obriga as empresas a oferecerem a gravação.

 

Primeiramente o consumidor deve fazer um cadastro gratuito no Reclame Aqui. O próximo passo é acessar o endereço www.reclameaqui.com.br/atendabrasil. É neste site que o visitante encontra uma lista com várias empresas e o código de cada uma delas. Por enquanto, são 25 empresas dos setores de telefonia, TV por assinatura, cartões de crédito, transporte aéreo, bancos e eletro-eletrônicos. No entanto, a lista aumentará à medida que novos telefones são cadastrados.

 

Em seguida, basta ligar de qualquer telefone para os números 11-4063-6299 para toda grande São Paulo(Custo de ligação local) e 8401-0065 AC, RO, MT,MS, PR, SC, TO, GO, RS e DF com custo de ligação local para celular, outras regiões do pais (RJ,ES,e Nordeste a ligação é interurbana para telefone fixo 11-4063-6299. Ao ligar, o sistema pedirá primeiramente para o consumidor digitar o número do CPF informado no cadastro (por motivo de segurança). Em seguida, ele perguntará o código da empresa para a qual pretende ligar. Automaticamente a ligação será transferida para o SAC da empresa e o processo de gravação é iniciado. Ao terminar a ligação, após alguns minutos (dependendo do tempo de atendimento) o arquivo de áudio no formato MP3 estará disponível na área do consumidor.

 

Segundo Maurício Vargas, diretor do Reclame Aqui, o serviço nasceu com base nos relatos de milhares de consumidores descontentes com os atendimentos telefônicos disponibilizados pelas empresas, as quais, em sua maioria, trazem atendentes despreparados, despejam dezenas de números de protocolo, fazem promessas que nunca são cumpridas, entre outros. “É um meio de o consumidor ter um histórico do atendimento que recebeu e até compartilhá-lo com outras pessoas para que todos ouçam como uma determinada empresa trata seus clientes. É importante, inclusive que, da mesma forma que o consumidor é informado pela empresa que a ligação está sendo gravada, que ele também diga à atendente que está fazendo o mesmo”, complementa.