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Redes sociais como tendência corporativa



“O uso das redes sociais pelo mundo corporativo é uma tendência”, afirma Gisele Boni, gerente de ofertas da Avaya. A executiva explica que há alguns anos o caminho tradicional dos aplicativos tecnológicos era da vida institucional para a pessoal, como o e-mail que começou a ser usado nas empresas. O Messenger (MSN) e as redes de relacionamento transformaram esse contexto, fazendo com que esses aplicativos fizessem o caminho inverso ao tradicional. Os usuários começaram a usar em casa, para então caminharem para o mundo corporativo.

 

Gisele acredita que há muita informação relevante na rede subutilizada. “As pessoas abrem sua vida e seus gostos nas redes de relacionamento, ali está uma ótima ferramenta para marketing direto e cross-selling”. A executiva vê essa abertura da privacidade como uma mudança cultural, “os clientes estão dizendo para o mercado: eu sou assim, mande apenas o que eu quero”.

 

O Second Life também é uma das apostas de Gisele para o futuro dos meios de relacionamento com cliente. Nesta plataforma as áreas de atendimento podem levar o cliente para a realidade virtual para auxiliá-lo na instalação de um produto. Essa prática já é adotada pela loja norte-americana Electronics Store.

 

A aposta da Avaya é a integração das ferramentas de colaboração (áudio, vídeo e mobile) com essas redes, um exemplo apresentado foi o “Facephone”, que permite telefonia IP por meio da interface do Facebook (rede de relacionamento que cresceu 1055% na América Latina no último ano, segundo dados da própria empresa). Gisele ressalta que apesar da tecnologia já estar pronta, ainda restam questões relacionadas à segurança que precisam ser finalizadas e por isso a plataforma ainda é vista como algo para o futuro.

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