Rhodia reduz custos com auxílio da Sumus

0
1


Há cerca de três anos, a Rhodia, indústria química de especialidades, resolveu adotar medidas para otimizar a gestão do sistema de telecomunicações nas quatro unidades industriais brasileiras, todas sediadas no Estado de São Paulo (Paulínia, Santo André, São Bernardo do Campo e Jacareí). Para isso, adquiriu junto o Sumus Tarifador for Windows, o STAR (Serviço de Tarifação e Administração com Resultado), e mais recentemente, em 2005, migrou para o sistema Sumus Servidor for Web, que permite acompanhar relatórios e contas telefônicas via browser. Entre os resultados já alcançados pela empresa está a redução média de 40% nos valores das contas telefônicas.

As soluções encontradas em parceria com a Sumus tornam cada vez mais eficiente e econômico o sistema de telecomunicações da Rhodia, que em nas quatro unidades em São Paulo possui mais de dois mil ramais. De acordo com o gerente de Telecom da Rhodia, Aloísio Henrique de Godoy Ordine, com a solução Sumus, a Rhodia pôde levantar o perfil das ligações telefônicas, encontrou as operadoras que oferecem as melhores tarifas, obteve uma conferência mais eficiente das contas telefônicas e vem modernizando a cada dia o sistema de telecomunicações. Entre outras inovações, a Rhodia investiu, na implementação de tronco de celulares para ligações de telefone fixo-móvel nos PABXs e na ampliação de Tie-Lines entre as unidades.

Com o STAR a Sumus passou a efetuar para a empresa, por meio de acessos remotos, o controle de todos os ramais telefônicos e a encontrar soluções para maximizar a eficiência e economia do sistema de telefonia como um todo. Com a informação de minutagem gasta pelas unidades e os respectivos perfis de tráfego, a Rhodia também conseguiu realizar um leilão reverso com as principais operadoras do mercado, focando na cotação de tarifas de maior relevância para a empresa. “O leilão teve como resultado uma redução média de 52% no custo das tarifas por minuto”, afirma Ordine.

A empresa também utiliza o módulo de Análise de Conta para validar as chamadas e respectivas tarifas cobradas pelas operadoras, evitando que sejam pagas tarifas diferentes das negociadas ou chamadas não realizadas. O passo mais recente da Rhodia para a gestão de telecomunicações foi a migração em 2005 para o Sumus Servidor for Web. O sistema além de oferecer as vantagens do tarifador, permite que os relatórios e balanços das ligações sejam acompanhados a qualquer momento via browser.

A empresa também contratou junto à Sumus o módulo de Gerenciamento de Outras Despesas, que além das ligações do PABX, permite mensurar os gastos com o uso de pagers, ligações a cobrar e celular corporativo. “As soluções oferecidas à Rhodia permitem que a indústria tenha um completo raio X da estrutura de telecomunicações, gerando altíssima eficiência na administração de todos os recursos”, enfatiza Alejandro Barredo, diretor geral da Sumus.