Segurança pelo telefone

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Uma das formas de aumentar a segurança de “sistemas sensíveis” (operações bancárias, informações pessoais e transações comerciais) é implantar tecnologias de verificação de biometrias humanas, isto é, conferir a identidade por meio de características únicas do indivíduo, como a impressão digital, leitura da íris e autenticação de voz. A VoxAge, empresa especializada no fornecimento de soluções tecnológicas para o atendimento telefônico, passa agora a disponibilizar, no Brasil, a tecnologia de autenticação de voz. Com ela, não são necessários equipamentos específicos para realizar a checagem, que pode ser feita com o uso de telefones comuns.
A solução compara os padrões de voz individuais (o que podemos chamar de “impressão vocal”) aos gravados previamente pelo telefone. Por isso eles não podem ser alterados, roubados ou forjados. Estudos da Communications Electronics Security Group (CESG), da Grã-Bretanha, apontam para uma confiabilidade de 99,9% da tecnologia de autenticação de voz.
Para utilizar, cada usuário se registra através de uma ligação, respondendo algumas questões (o que não leva mais do que alguns minutos). Quando o usuário quiser acessar a área de segurança (como bancos, por exemplo), ele fornecerá seu nome e qualquer outra informação e o sistema comparará a voz da pessoa com a impressão vocal armazenada. Se for reconhecida, ela terá acesso.