Seja um líder coach

0
17
Autor: Marcela Claro
Liderar pessoas é um comportamento extremamente complexo e vai além das técnicas, conhecimentos e experiências. Talvez, nos acostumamos a ver a função de liderança como algo comum, como uma promoção natural do profissional.
Quando alguém é colocado no cargo de liderança por ser um excelente técnico, sem nenhuma preparação anterior nem posterior a assumir o cargo, temos como resultado um líder comum. Muitas vezes, tão vítima quanto seus liderados.
O mundo precisa de líderes que obtenham resultados com as pessoas. Mas essa solução depende do tipo de líder que você é ou que sua empresa tem. Por isso, neste mundo extraordinário e cheio de possibilidades precisamos com urgência outro tipo de líder: um líder coach.
Um líder coach é alguém que ousa ser e fazer diferente, que se importa verdadeiramente com os seus liderados e que entende a importância de buscar no seu interior o melhor para extrair dos outros o melhor de cada um. Ele traz sua criança interior para tornar sua vida mais criativa, para ser espontâneo e autêntico, para brincar e não se levar tão a sério e principalmente para ser feliz.
Para isso, ele coloca em prática quatro chaves fundamentais que possibilitam liderar pessoas de forma surpreendente e alcançar resultados extraordinários, essas são:
I – CONSTRUA AMBIENTES SEGUROS
Segurança é uma das necessidades básicas do ser humano.
De todas as necessidades do ser humano a segurança é uma das mais importantes, pois diz respeito ao alimento emocional sem o qual a pessoa se torna enfraquecida, vulnerável, desesperançada e desmotivada.
Portanto, motivação tem uma estreita ligação com o sentimento de segurança que uma pessoa possui. Há necessidades que o ser humano tem e que precisam ser satisfeitas para aumentar a motivação.
O líder coach sabe que para obter a adesão verdadeira da sua equipe e alcançar os resultados desejados ele precisa do comprometimento e engajamento de cada um. E que isso só acontecerá quando as pessoas estiverem abertas e receptivas, se sentirem seguras para poder agir. Por isso:
– Coloque em prática princípios fundamentais do ser humano;
– Gere confiança entre todos os membros da equipe;
– Consiga o comprometimento e engajamento de todos.
II – SEJA UM COMUNICADOR COMPETENTE
Construa uma comunicação que lhe dê força e gere uma diferença em sua equipe.
As palavras são poderosas. Palavras mudam o mundo, sobretudo aquelas que tocam e ecoam no coração das pessoas. Por isso, a forma de comunicação de um líder é essencial. Para o líder coach a comunicação é uma das suas forças e suas diferenças.
Para liderar pessoas, o líder coach desenvolve a habilidade de se comunicar com maestria e isso significa conseguir se conectar com sua equipe verdadeiramente. Para isso:
– Aprenda a ouvir a essência do que dizem os seus liderados;
– Compreenda o modelo de mundo do seu liderado;
– Construa uma linguagem com sentido, positiva e afirmativa.
III – RESPEITE CÓDIGOS DE HONRA
Um líder coach possui um forte compromisso ético que se reflete em cada palavra e em cada ação sua. Ele adota uma forma e uma filosofia de vida baseadas em códigos de honra, que faz dele alguém especial. Alguém que consegue:
– Ir aonde os outros não vão;
– Ver o que os outros não veem;
– Esforçar-se além dos seus limites;
– Superar todos seus medos.
Códigos de honra são todos os princípios básicos e sólidos que orientam consistentemente e oferecem valor e sabedoria às pessoas que os possuem. Elas fazem parte do mais íntimo do ser, lhe confere temperança que é a virtude que equilibra e regula a atração pelos prazeres e facilidades, e assegura o domínio da vontade sobre o desejo.
São os códigos de honra que definem os limites das estratégias que serão seguidas para alcançar os objetivos. Eles contribuem para a formação da personalidade e identidade de uma pessoa. Por isso:
– Trabalhe para ser virtuoso e se tornar um exemplo de comportamentos e atitudes;
– Baseie seu modo de ser e agir em códigos de honra.
IV – AJA NO PRESENTE COM FOCO NO FUTURO
Aprenda a viver o presente intensamente. A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro.
É impressionante perceber o quanto a vida é simples e quanto o ser humano a complica. Quando ouço líderes, profissionais e empresários falarem de seus problemas, na maioria das vezes eles estão preocupados com algo que já passou ou algo que pode vir a acontecer.
É preciso aprender a viver no presente, no aqui e agora. Muitas mágoas e angústias desaparecerão. A vida ganhará outra cor, ficará mais leve, tudo passará a ser até mais colorido e você se tornará mais positivo.
Viver no presente significa que você existe e está vivo aqui e agora. Você apenas pode lembrar-se do passado e imaginar o futuro, mas, é somente no presente que se pode agir.
O que define a vida é o movimento, é a ação transformadora acontecendo em todo lugar e agora, neste instante. Pare um minuto e se perceba, sinta seu corpo, as batidas do seu coração, o ritmo da sua respiração. Seu corpo está vivo porque está em movimento constante. Por tudo isso:
– Mantenha a visão estratégica que o levará ao sucesso;
– Tenha prazer com sua atividade e sua forma de trabalhar;
– Acostume-se a inspirar e influenciar toda sua equipe, a partir do seu próprio comportamento e atitude;
– Pés no presente, mas com foco no futuro.
Afinal, o que realmente importa é você saber que sua vida valeu à pena.
Nossa vida é cheia de altos e baixos, de obstáculos e dificuldades, mas também é repleta de possibilidades, de descobertas, de surpresas e de resultados.
Somos o que queremos ser, por isso, desenvolva a melhor pessoa que há em você. Busque a virtude como filosofia de vida e viva de acordo com seus códigos de honra, e tudo mais será consequência. Mantenha-se firme e determinado a contribuir com o mundo de um jeito que faça sua vida valer à pena.
Olhe-se no espelho todo dia de manhã e agradeça a Deus por estar vivo, por ser uma possibilidade e ter a oportunidade de melhorar hoje mais do que ontem. Agradeça a você mesmo pelo esforço, ousadia, coragem e determinação para encarar o dia como mais uma aventura extraordinária que contém o sucesso em si mesmo.Lembre-se do seu passado com orgulho, viva o presente com alegria, paixão e excelência, e mantenha o seu olhar no futuro com a certeza de resultados extraordinários. É assim que um líder coach se prepara para liderar outras pessoas e deixar um legado.
Só assim você poderá ajudar os outros e contribuir para deixar o mundo um pouco melhor do que você encontrou quando chegou.
Marcela Claro é doutora e mestre em psicologia organizacional e do trabalho. Master Coach Senior, atua com palestras e consultoria nas  áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho e Gestão por Competências.