O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Sem medo do feedback

Temido por uns e odiado por outros, o feedback muitas vezes ganha o papel de vilão nas empresas. Afinal, receber avaliações sobre o desempenho no trabalho nem sempre é fácil. A boa notícia é que não precisar ser assim, já que ele pode funcionar como uma ferramenta fundamental para o autoconhecimento e a evolução de um profissional. “Por meio de informações sobre nossos comportamentos, conseguimos identificar forças e fraquezas e trabalhar para aprimorar ações e resultados. O feedback deve ser utilizado a fim de proporcionar oportunidades de crescimento tanto para o avaliador quanto para o avaliado, além de estreitar o relacionamento entre líderes e liderados”, explica Mariana Stachiu, coach e diretora da Potencial Desenvolvimento Humano.
Normalmente, as empresas realizam um feedback formal, por meio das avaliações de desempenho, a cada seis meses. Mas o ideal é que esse processo faça parte da cultura da organização e seja realizado sempre que necessário, para que o funcionário não perca tempo e possa se reposicionar rapidamente. “Mesmo com a pressão para atingir metas e resultados e a agenda apertada o dia a dia, esse diálogo não pode ser deixado de lado. E, caso a empresa não tenha o costume de dar feedback, o funcionário pode – e deve – solicitar um retorno sobre seu trabalho, perguntando ao líder como ele o percebe, quais aspectos estão de acordo com a função que ele executa e o que o colaborador pode fazer para ampliar sua performance”, diz Mariana.
Quem vai fornecer o feedback precisa estar bem preparado e tomar alguns cuidados. Ser assertivo, falar o necessário e de maneira adequada, expressando pensamentos e percepções de maneira clara e direta, além de dar exemplos concretos sobre o que está sendo discutido, é essencial para que o resultado seja positivo. “O processo deve ser descritivo ao invés de julgativo, e específico ao invés de geral. A fala do líder deve ser dirigida para comportamentos que a pessoa possa manter ou modificar e também evidenciar quais os padrões de comportamento e desempenho desejados e como o trabalho do profissional está sendo avaliado até o momento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima