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Sistema pré-pago reduz conta telefônica da Ambev

A C.L. Consultoria está colocando no mercado o SGPC (Sistema de Gestão Pré-pago Corporativo), um produto que reduz custos com telefonia. Trata-se de um equivalente ao sistema pré-pago do celular, aplicado na telefonia fixa de uso corporativo, desenvolvido pela C.L. no ano passado e já instalado na Ambev, holding que administra as cervejarias Antarctica e Brahma.

O SGPC funciona da seguinte maneira. A cada telefone (ramal) é atribuído um valor predeterminado, o qual será gasto durante o mês. A companhia pode dividir os valores por centro de custos, contábeis, etc. As tarifas telefônicas praticadas serão estabelecidas pela empresa, podem ser tarifas flat, o que facilita a gerência dos gastos. Se, por exemplo, a tarifa local no período mais caro custa 0,098, o valor estabelecido será de 0,1. Desta forma, quando é estabelecido o valor a ser gasto, haverá uma margem acima do que será a conta real. A empresa sempre gastará menos.

No decorrer do mês o usuário recebe um informativo, com periodicidade estabelecida por ele mesmo, de suas ligações efetuadas e crédito restante para seu próprio controle. Isto faz com que a responsabilidade e conscientização de controle de gastos seja distribuída dentro da organização. É possível, se desejado, bloquear automaticamente o telefone do usuário no fim de seus créditos.Existe a opção de envio de e-mail para o gerente quando acabam-se os créditos.

De acordo com Gustavo Leig, gerente de instalações da C.L. Consultoria, o sistema em funcionamento na Ambev permitiu redução significativa na conta telefônica. Um fato relevante é que com o produto, incentivamos a conscientização dos usuários com a tarefa de reduzir custos e uso responsável do telefone. Foi possível detectar e terminar com o uso abusivo, assegura Leig.

Na Ambev, informa Leig, chegou-se ao ponto de um gerente alocar R$ 10 de um usuário em férias, para dar a outro que havia ultrapassado seu gasto mensal. A conta de telefone da Ambev é de R$ 10 milhões anuais. Estamos com uma previsão de redução de 10% (no mínimo), o que vai representar corte de R$ 1 milhão em despesa. Isto é muito significativo para uma empresa que visa a redução dos gastos.

O gerente garante que é possível prever a conta telefônica de um mês futuro e realizar gerência de gastos preventiva e não mais se basear em relatórios enormes de gastos.

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