Solução Oracle testa interoperabilidade de aplicações Web

0
3

A Oracle Corporation, empresa de software corporativo, anuncia a disponibilidade do Oracle Portal Verification Service. Trata-se de um serviço baseado no Oracle9i Application Server, que possibilitará desenvolvedores de portais corporativos e fornecedores de software independentes (ISVs) testem a interoperabilidade de suas aplicações e conteúdo da Web com padrões Java e Web Services para portais. Isso inclui as especificações atuais de Web Services para portais remotos (Web Services for Remote Portals – WSRP) da OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards).
O serviço também possibilitará a realização de testes com o padrão 168 do Java Specification Request (JSR) por ocasião da adoção final pelo Java Community Process (JCP). Ao suportar os padrões emergentes, a Oracle possibilita que os desenvolvedores testem com maior facilidade e forneçam aplicações para um público mais amplo, além de aumentar sua produtividade e reduzir o custo do desenvolvimento e implementação da aplicação.
Atualmente, os desenvolvedores que querem oferecer suas aplicações de negócios baseados na Web e seus serviços de conteúdo em portais empresariais precisam programar adaptadores personalizados para integrar seus componentes – chamados de portlets – ao software de servidor de cada fabricante de soluções de portal. As especificações WSRP e JSR 168 propostas pretendem definir uma maneira padronizada de realizar essa integração, possibilitando aos desenvolvedores fornecer suas aplicações a um público maior de usuários finais sem a necessidade de um trabalho extra para se integrar a arquiteturas proprietárias.
Na qualidade de colaborador com a especificação WSRP da OASIS e membro do Expert Group do JSR 168, a Oracle está ajudando a definir esses importantes padrões de interoperabilidade e está trabalhando para incorporar o suporte a eles no Oracle9i Application Server Portal. O kit da Oracle inclui ferramentas, amostras de código e documentação para criar aplicações remotas que suportem portlets baseados em padrões. O Oracle Portal Verification Service oferece um serviço on line gratuito para desenvolvedores verificarem se suas aplicações estão em conformidade com os últimos padrões, a fim de que seus portlets possam ser implementados com sucesso no ambiente hospedado do Oracle9i Application Server.