O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Técnicas de qualidade em service desk



Os contratos de service desk têm se tornado cada vez mais estratégicos para as empresas à medida que elas se dão conta de que a produtividade está intimamente ligada ao pleno funcionamento da TI. Incidentes e falhas de informática causam impacto no dia-a-dia dos usuários e, conseqüentemente, nos negócios de qualquer companhia, levando à necessidade de aprimoramento constante do service desk. Levando em consideração a demanda do mercado por profissionalização, a consultoria Danresa listou sete técnicas de qualidade que devem ser observadas pelas empresas em seus contratos:

 

1- Resolução de mais de 80% dos incidentes via atendimento remoto. Por uma simples questão de ganho de tempo e produtividade, quanto mais rapidamente os serviços forem restabelecidos para os usuários, sem a necessidade de deslocamentos de profissionais, menores serão os impactos nos negócios causados por falhas na área de TI.

 

2- Gravação telefônica e filmagem dos atendimentos. É crucial que todos os atendimentos sejam registrados pelo sistema de telefonia e também por uma ferramenta de service desk que filme tudo o que foi feito remotamente pelo analista na máquina do usuário.

 

3- Análise minuciosa e em tempo real dos chamados. O fornecedor de service desk deve garantir que haja uma área de qualidade designada a monitorar o atendimento que está sendo realizado pelos analistas. Eles devem ser treinados para ser detalhistas quando efetuam o registro ou transferência de um incidente para o segundo nível e as soluções devem ser descritas com todos os passos envolvidos no processo de correção do problema, de forma que qualquer atendente que acompanhe o incidente saiba o que está ocorrendo.

 

4- Pesquisa de satisfação. Todo chamado registrado no sistema de service desk deve ser pontuado, ou seja, o usuário deve ser convidado a dar uma nota ao atendimento.

 

5- Relatórios mensais para o cliente. O fornecedor de service desk deve informar via relatórios e indicadores mensais quais são os maiores problemas registrados durante o período, auxiliando o cliente a traçar suas estratégias e investimentos para a área de TI.

 

6- Avaliação periódica dos analistas. Periodicamente, eles devem passar por uma avaliação que permita saber se há necessidade de reciclagem, treinamento, motivação, etc.

 

7- Garantia de redução no número de problemas de TI. Com o envio periódico de relatórios aos clientes, o fornecedor de service desk pode demonstrar mês a mês para o cliente a quantidade de chamados e como se deu a resolução dos incidentes de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima