Tecnologia nova no mercado

0
1

Durante a Telexpo 2005, evento que acontece de 01 a 04 de março, em São Paulo, a Extreme Networks apresentará uma nova tecnologia de redes híbridas que permite conectar indistintamente dispositivos fixos ou móveis, acabando com a barreira entre a rede local (LAN) cabeada ou wireless. O sistema é baseado num novo comutador (switch) com velocidade de Gigabit Ehternet modelo Summit 300, com 24 portas wireless e capacidade de tráfego de 1GB.

A nova tecnologia foi batizada pela Extreme Networks de UAA (Unified Access Architecture, ou arquitetura unificada de acesso). A solução engloba uma família de dispositivos “access point” denominada Altitude. Diferente dos tradicionais dispositivos de acesso para redes wireless, que precisam ser configurados e gerenciados um a um, os equipamentos Altitude têm gerenciamento centralizado. Isto torna mais fácil e flexível a sua configuração e controle, além de trazer mais segurança à rede.

“As grandes empresas têm hesitado em aderir ao mundo wireless, principalmente por temer seus custos de desenvolvimento e por duvidar de sua segurança. Além disto, a manutenção de uma rede wireless, separada da rede corporativa, gera novos pontos de falha e onera visivelmente os custos”, assinala Leonardo Bon, diretor geral da Extreme Networks Brasil. Na expectativa do executivo, a nova abordagem de redes unificadas tende a se apresentar como um padrão para as redes mistas do futuro e ajudará a impulsionar a proliferação de aplicações wireless justamente por permitir sua fácil implementação sobre a infra-estrutura estável e pré-existente das LANs.