Teleglobe adquire ITXC

0
1

A Teleglobe International Holdings Ltd. e a ITXC Corp. anunciam acordo definitivo de fusão para aquisição da ITXC pela Teleglobe. A aquisição juntará a ITXC, provedor de voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) de serviços de atacado, com a Teleglobe, fornecedora de voz, dados, IP e serviços móveis de roaming. A nova companhia do grupo Teleglobe, que irá continuar a operar sob o nome Teleglobe, deverá ser listada na Nasdaq. As principais operações da companhia continuarão sendo realizadas em Montreal (Quebec). Seus negócios de voz serão gerenciados da atual sede da ITXC em Princeton, New Jersey, e também terá operações em Reston, Virginia e Montreal.
Após a finalização da fusão, Liam Strong irá continuar a liderar a Teleglobe como Presidente e CEO. Tom Evslin, atual chairman e CEO da ITXC, irá se tornar Chairman do quadro de diretores. O Cerberus Capital Management, L.P., atual principal acionista da Teleglobe, continuará a ser a acionista majoritária. Depois da fusão, a Teleglobe será uma das três maiores operadoras mundiais de voz. A fusão irá combinar a posição estabelecida e relações com clientes no mundo em vários segmentos de mercado da Teleglobe com a força crescente da ITXC em segmentos de mercado em desenvolvimento. A fusão também irá dar a oportunidade de realizar significantes reduções nos custos das companhias. Em parte, as reduções são esperadas pela aplicação da tecnologia automatizada da ITXC nos processos antigos de back-office da Teleglobe.
Uma vez que a transação esteja concluída, proprietários de ações comuns da ITXC irão receber ações comuns da recém-formada companhia do Grupo Teleglobe, representando aproximadamente 28% da nova companhia da Teleglobe. Todas as opções e garantias da ITXC serão convertidas em opções e garantias da nova companhia da Teleglobe. A transação proposta pretende estar qualificada como isenta de impostos para os acionistas da ITXC e Teleglobe. Morgan Stanley & Co. Inc. atua como conselheiro financeiro da ITXC nessa transação.
O quadro de diretores da ITXC e Teleglobe foi unanimemente aprovado na fusão. A transação está sujeita à aprovação dos acionistas da ITXC, o acordo de certas questões financeiras entre a ITXC e a Teleglobe, o registro com a SEC das ações comuns da Teleglobe para serem adquiridas na fusão, à aprovação do lançamento das ações da Teleglobe na Nasdaq ou Bolsa de Ações americana, o recebimento de qualquer requerimento governamental ou outras aprovações regulamentares, incluindo a expiração de qualquer período aplicável de espera Hart-Scott-Rodino e outras costumeiras condições de fechamento de acordo.
Em consideração ao processo citado acima, a fusão deve ser completada aproximadamente no final de março de 2004. Anterior à reunião de votação da fusão, os acionistas da ITXC irão receber uma procuração contendo detalhadas informações da Teleglobe antes e depois da fusão, o background da fusão e os termos essenciais do acordo da fusão.