Total mobilidade em Voz sobre IP

0
2


A Qualcomm Incorporated, empresa de inovação e desenvolvimento de CDMA (Code Division Multiple Access) e outras tecnologias sem fio, anunciou a demonstração bem-sucedida da total mobilidade de chamadas VoIP (Voice over Internet Protocol) de alta qualidade e capacidade em vários ambientes de teste, incluindo móveis, pedestres e fixos, permitindo que as operadoras façam a migração de serviços de voz para plataformas baseadas em IP (Internet Protocol), adotando uma plataforma de serviços comum.

Os testes de campo, que envolveram 62 chamadas simultâneas, foram conduzidos em CDMA2000® 1xEV-DO Rev. A em um setor dentro de um único canal de 1,25 MHz, em uma configuração totalmente móvel. A rede de teste demonstrou que os ganhos de capacidade foram cerca de 30 vezes maiores em relação aos serviços de voz analógica móvel e que os resultados de uma rede comercial totalmente implantada podem ser um pouco menores. A Qualcomm usou circuitos integrados específicos de aplicativos prontos para a comercialização em telefones e protótipos de redes. Esses testes validaram a capacidade do VoIP totalmente móvel em EV-DO Rev. A e abriram caminho para que operadoras de rede façam testes comerciais em maior escala.

O sucesso da mobilidade total dos testes de campo do VoIP representa um passo adiante na convergência de IP e serviços de dados móveis com grandes redes IP remotas fixas. As operadoras poderão fazer a convergência eficiente das redes sem e com fio baseadas em IMS, possibilitando custos e eficiências operacionais insuperáveis sobre as implantações existentes. Ao basear todos os serviços de comunicação em uma rede IP, as operadoras poderão usar a capacidade da rede de uma maneira muito mais flexível, alocando dinamicamente a capacidade para um número de serviços 3G cada vez maior.