O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Tudo dará certo!

Assim como em outros setores, o mercado de contact center também está sofrendo com o atual cenário econômico pelo qual passa o Brasil. Porém, esse impacto não se dá apenas nos resultados da empresa, mas no dia a dia da operação. A crise muitas vezes acaba gerando uma insegurança em relação ao desemprego. Dentro disso, os maiores desafios é a manutenção do clima organizacional agradável e propenso a elevados resultados, segundo Daniel Tavares, gerente de RH da Vector. Nesse cenário, o executivo entende que é preciso ser transparentes com relação ao cenário e ao mesmo tempo otimistas em relação ao resultado positivo que um bom trabalho pode proporcionar para a empresa.
O RH deve também potencializar sua atuação estratégica junto aos executivos frente às mudanças estruturais que envolvam desligamentos e/ou remanejamentos de pessoas. Ele acrescenta ainda que é importante saber valorizar, reconhecer e ser justo nesse momento e, havendo a necessidade de ajustes, estes devem ser feitos no mesmo dia. “Há necessidade de muita transparência na comunicação em relação a todos os movimentos realizados e monitoria contínua do clima para evitar ruídos. Superando estes desafios conseguimos gerar mais segurança aos colaboradores com relação ao emprego”, pontua.
Como responsável pelo clima organizacional, desenvolvimento profissional e plano de carreiras dos colaboradores, Tavares reforça que o RH possui um papel ainda mais relevante nesse momento. As reuniões formais e informais precisam ser intensificadas, assim como as ações motivacionais e de reconhecimento dos talentos. “Para eliminar ou minimizar o impacto precisamos ajustar o modelo de gestão, intensificando as ações motivacionais e de valorização dos talentos no dia a dia das operações e das áreas de apoio. Esse ´acolhimento´ faz toda a diferença na manutenção dos resultados.”
Porém, o executivo vê também um lado positivo nesse quadro. “Diante da crise acontece um fenômeno importante, as pessoas que permanecem na empresa estão valorizando mais os seus empregos e entregando o trabalho com mais qualidade e assim aumentando a produtividade como um todo”, resume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima