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UL lança selo de qualidade em serviços VoIP



A UL do Brasil – subsidiária de Underwriters Laboratories, empresa de certificação e ensaios de produtos, registros do sistema de gestão e inspeções comerciais – lança selo de verificação com foco no segmento de voz sobre IP. Com o apoio de algumas associadas da Telcomp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, a empresa busca movimentar o mercado no País e otimizar a prestação de serviços de VoIP.


O programa de verificação de qualidade UL para serviços VoIP vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre e se aplica a todas as operadoras e empresas de serviços interessadas em obter o Selo UL. “Para recebê-lo, as empresas devem estar com todos os procedimentos em conformidade, ou seja, serem aprovadas na verificação da documentação e na avaliação técnica dos serviços prestados”, explica Marco Roque, diretor-geral da UL do Brasil. A empresa terá o papel de definir quais políticas devem ser adotadas para assegurar qualidade nos serviços prestados. Para isso, conta com mecanismos para identificar irregularidades nas documentações e na atuação da empresa no mercado de telecomunicações.


Como principal entidade representativa do mercado de telecomunicações, a TelComp entende que o novo Selo UL de Qualidade em Serviços VoIP promoverá uma competição saudável no setor. “É sempre positivo para o mercado e para os consumidores quando empresas unem-se para oferecer serviços de alta qualidade usando as mais avançadas tecnologias,” pontua Luis Cuza, presidente executivo da TelComp.


Projetos-piloto – Antes de ser lançado, o Selo UL de Qualidade em Serviços VoIP já havia gerado interesse entre as principais operadoras do mercado, especialmente as empresas associadas à TelComp, que tiveram acesso aos detalhes do projeto durante o seu desenvolvimento. TellFree e VoiTel serão as primeiras a participarem da avaliação.


“A nossa principal necessidade era verificar se nossas ações, iniciativas, processos e procedimentos estavam de acordo às exigências do mercado, se atendiam satisfatoriamente os padrões de qualidade tão necessários para o desenvolvimento ideal dessa nova tecnologia”, comenta Fábio Sulzbacher, gerente comercial da Tellfree. “Sempre nos preocupamos muito com a competência dos nossos serviços e do nosso atendimento, entretanto, era importante ter a confirmação de que nosso trabalho estava seguindo na direção certa”, completa.


“Sempre tivemos foco no cliente e para fortalecer este relacionamento adotamos práticas de controle de qualidade e excelência total. O novo selo traduz essa atitude e é com muita maturidade que a Voitel encara a necessidade de ser auditada e verificada – é uma segurança a mais para o cliente, nosso maior parceiro”, explica Pedro Suchodolski, CEO da Voitel.


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